“A gente sabia que tinha envolvimento do SBU”. Foi assim que o Comandante Robinson Farinazzo, do canal Arte da Guerra, começou sua análise sobre as novidades reveladas pelo Washington Post sobre o assassinato da jornalista Daria Dugina, Segundo o jornal, o serviço de inteligência ucraniano, em conjunto com a CIA, organizou o atentado que causou a morte da filha de Alexandre Dugin. A partir desse caso, o Comandante aproveitou para discutir a sucessão de erros estratégicos da OTAN no enfrentamento com a Rússia.
Já Rui Costa Pimenta, colega de bancada do Comandante Robinson no programa Análise Internacional, afirmou que o caso trouxe à tona como “esse negócio de democracia é uma conversa fiada”. “Quem não percebeu isso até agora, está completamente fora da realidade”, destacou Pimenta.
O próximo assunto comentado no programa foram as eleições presidenciais na Argentina. Surpreendentemente, no primeiro turno, o candidato que obteve mais votos foi Sergio Massa, apoiado pelo kirchnerismo. Para Rui Pimenta, será preciso observar como a direita macrista – isto é, ligada ao ex-presidente Mauricio Macri – irá se comportar. O presidente do PCO também destacou oa falência da política da esquerda peronista, que afeta especialmente a juventude.
Quanto ao conflito no Oriente Médio, Rui Pimenta e o Comandante Robinson concordaram de que não será “um passeio” de Israel. A crise do imperialismo é cada vez mais intensa, crise essa que se manifesta inclusive da questão militar.
Para acompanhar tudo o que foi comentado em mais de uma hora de programa, assista na íntegra a Análise Internacional nª 173, do canal Diário Causa Operária