Em uma entrevista para o jornal brasiliense Metrópoles, Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, afirmou que seu ministério é uma pasta internacional, tendo em vista a suposta importância da proteção dos territórios de índios para o clima na Terra.
“Estamos muito confiantes de que é um ministério que veio para ficar. Tanto que a gente fala que o nosso ministério é considerado o ministério internacional por toda a amplitude e por todo esse trabalho que os povos indígenas fazem, não só para nós, mas para o Brasil e para o mundo”, declarou Sonia Guajajara.
Ao receber esta notícia durante sua entrevista semanal na TV 247 para Leonardo Attuch, editor-chefe do portal Brasil 247, Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), afirmou que a ministra deveria ser expulsa do governo por uma declaração como essas, destacando que o governo já teve problemas demais com a ala identitária que ocupa os ministérios.
Confira sua fala abaixo:
“Eu acho uma declaração tão escandalosa que a ministra deveria cair. É mais um problema para o governo Lula. O governo já teve problema de monte, agora com o Dino que, numa bobeada histórica, admitiu a mulher do crime, agora tem o Sílvio Almeida que pagou a passagem da mulher. Tem a declaração da Anielle contra o povo de São Paulo. É só problema.
Isso de um ministério internacional é absurdo. Depois do Banco Central independente, vamos ter o ministério indígena independente. Isso aqui é um deboche do Brasil e do próprio governo brasileiro sem tamanho. O Lula tem que reavaliar essa gente no Ministério. Esse pessoal vai cavar sua cova.
Ele tem problema na economia e de tudo que é lado, não consegue fazer nada importante, e ainda tem esse pessoal que não faz nada. Sílvio Almeida, Anielle Franco, a maluca do clima lá, a Marina Silva, não fazem nada e só levantam a bola para direita cortar.”