Logo após a realização da 34ª Conferência Nacional do Partido da Causa Operária (PCO), o conselho editorial do Coletivo João Cândido, o coletivo de negros do Partido, se reuniu para definir os temas que serão abordados na edição de agosto de sua revista. O tema central da nova publicação será o identitarismo, assunto que recebeu atenção especial na Conferência do PCO, rendendo uma resolução específica sobre ele.
“Não deve haver qualquer tipo de compromisso entre nós e a política identitária”, declarou Rui Pimenta, presidente do Partido, durante a Conferência. E será justamente essa frase que irá servir de título para a próxima edição da revista João Cândido.
“Já tratamos sobre o identitarismo em outras edições. No entanto, nosso objetivo, com o próximo número, é o de fazer uma discussão mais profunda, que seja capaz de apresentar todos os aspectos negativos dessa política. Conforme foi discutido na Conferência, o identitarismo é uma política reacionária, que divide os setores oprimidos e que serve somente aos interesses do imperialismo”, disse Victor Assis, um dos integrantes do Conselho Editorial da revista.