Nesta quarta-feira (18), o Programa Correspondente Internacional, que vai ao ar pela Causa Operária TV no YouTube (COTV) às 16h toda semana, terá uma edição especial. Entrevistará o autor do livro “INIMIGO – A guerra da CIA contra a juventude cubana”, Raul Antônio Capote Fernandez. Ele falará um pouco sobre essa grandiosa obra autobiográfica.
Mestre em relações internacionais e História Contemporânea, escritor e jornalista, editor chefe de redação do Granma Internacional. Professor de História em Cuba da Universidade de Ciências Pedagógicas em Havana, Capote foi durante anos o agente Daniel dos serviços de inteligência cubana.
Entre 2004 e 2011 atuou como agente duplo dos Estados Unidos e Cuba. Na intenção da CIA, sua missão era formar líderes universitários e criar o projeto Génesis, com o objetivo de estabelecer em Cuba a estratégia do golpe suave, ou seja criar a ideia de um novo presidente para a ilha, espalhando o boato de uma possível morte de Fidel Castro.
Daniel, estimulava os jovens cubanos a utilizar equipamentos eletrônicos introduzidos ilegalmente no país para promover campanhas para desestabilizar o regime socialista. De acordo com Raul Capote, esse trabalho de agente duplo lhe rendeu diversos prejuízos com amigos familiares e etc. pois todos o viam como um traidor da Revolução.
Para além da entrevista com o autor do livro, temos também o lançamento que está sendo organizado pelo Partido da Causa Operária. A autobiografia se trata de uma pequena parte do que sofre Cuba com as tentativas imperialistas de derrubar o regime que já é vitorioso há mais de seis décadas.
A obra foi traduzida por Carmen Diniz e tem seu lançamento marcado que está sendo organizado em conjunto com o Partido da Causa Operária no dia 19 de outubro no auditório da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, às 18h30. O endereço do auditório é: Praça da República, 282 – CEP: 01045-000 – São Paulo SP.