O técnico interino da Seleção Brasileira, Ramon Menezes, realizou a primeira convocação para a Canarinho desde o fim da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Menezes, que assumiu interinamente enquanto a CBF busca um nome estrangeiro para dirigir a Seleção, surpreendeu ao convocar jogadores que se destacaram na conquista do título Sul-Americano Sub-20 — uma coisa muito positiva para o escrete nacional.
Goleiros: Ederson (Manchester City-ING), Mycael (Athletico-PR) e Weverton (Palmeiras);
Defensores: Arthur (América-MG), Emerson Royal (Tottenham-ING), Alex Telles (Sevilla-ESP), Renan Lodi (Nottingham Forest-ING), Ibañez (Roma-ITA), Éder Militão (Real Madrid-ESP), Marquinhos (PSG-FRA) e Robert Renan (Zenit-RUS);
Meio-campistas: André (Fluminense), Andrey Santos (Vasco), Casemiro (Manchester United-ING), João Gomes (Wolverhampton-ING), Lucas Paquetá (West Ham-ING) e Raphael Veiga (Palmeiras);
Atacantes: Antony (Manchester United-ING), Richarlison (Tottenham-ING), Rodrygo (Real Madrid-ESP), Rony (Palmeiras), Vini Jr (Real Madrid-ESP), Vitor Roque (Athletico-PR).
Estes são os jogadores que vão vestir a camisa brasileira para encarar a Seleção do Marrocos no dia 25 de março, na primeira Data Fifa de 2023. O duelo será disputado no Estádio Ibn Batouta, na cidade de Tânger, e será o único da Seleção nesta janela internacional. Existia a possibilidade de dois amistosos serem realizados, mas a CBF, sem explicações, optou por realizar apenas um jogo.
Análise da convocação
Ramon liderou o time Sub-20 que foi campeão invicto do torneio continental. Por isso, nada mais justo do que subir a nova geração de craques brasileiros — com quem ele já tem afinidade — para jogar no time titular. Entre os selecionados, o meia Andrey Santos e atacante Vitor Roque, foram os destaques brasileiros no Sub-20. Participaram da competição também o goleiro Mycael, o lateral Arthur e zagueiro Robert Renan.
Além dos destaques Sub-20, entre os jovens convocados estão os meias André, do Fluminense, e João Gomes, atualmente no Wolverhampton, da Inglaterra, mas que foi um dos destaques na conquista da Libertadores e da Copa do Brasil pelo Flamengo em 2022. Ainda, outro fator positivo foi a convocação de mais jogadores que disputam no Brasil. Além de alguns já mencionados, Ramon voltou a chamar o goleiro Weverton e convocou Raphael Veiga e Rony — todos os três, jogadores do Palmeiras.
De resto, jogadores que já eram importantes na Seleção de Tite ou que já haviam tido, pelo menos, uma convocação, mas que agora poderão ter mais oportunidades — como o zagueiro Ibañez e os laterais Emerson Royal e Renan Lodi. Entre os jogadores que foram para a Copa do Mundo, estão os goleiros Ederson e Weverton; o lateral Alex Telles; os zagueiros Marquinhos e Éder Militão; os meias Casemiro e Lucas Paquetá; e os atacantes Vinícius Júnior, Richarlison, Rodrygo e Antony.
O principal jogador brasileiro, Neymar, ficou de fora, mas devido a uma lesão no tornozelo que sofreu durante um jogo do Paris Saint-Germain (PSG). O médico da CBF, Rodrigo Lasmar, informou que não seria possível tê-lo à disposição para esta Data Fifa. Pelo menos, espera-se que assim seja o motivo da não convocação de Neymar, contra quem a imprensa burguesa tem feito pressão para não ser mais escalado, na série de ataques ao futebol brasileiro.
Isto é também uma possibilidade, mesmo sendo óbvio que a não convocação de Neymar por outros motivos que não seja lesão seria uma das maiores burrices já cometidas na história do futebol brasileiro. No entanto, é possível que a comissão técnica esteja pressionada pela campanha de “renovação” da Seleção Brasileira, pois alguns dos titulares da Copa do Mundo ficaram de fora da convocação. Thiago Silva e Daniel Alves, de fato, estão velhos e não seriam mais chamados após a Copa. No entanto, não há justificativa para barrar os titulares Alisson, Alex Sandro, Danilo, Raphinha e Fred. Outros jogadores que estavam entre 26 selecionados para a Copa e não foram chamados são os jogadores do Flamengo, Everton Ribeiro e Pedro; os meias Fabinho e Bruno Guimarães; o zagueiro Bremer; e a dupla de ataque do Arsenal, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli.
Veremos.