Como parte das intervenções da III Conferência Nacional dos Comitês de Luta, a professora Vera, do DF, fez uma denúncia da situação de falta de reajuste salarial pelo governo local como também a política do imperialismo contra a América Latina:
Sobre a greve, teve um índice de pedido para nosso reajuste salarial porque passou três mandatos de governo e a gente não teve nenhum reajuste. Desde o governo do PT, o governo Agnelo, que deu o reajuste para gente e depois veio o governo Rollemberg e um mandato do governo atual, o governo Ibanês e a gente não teve reajuste nem sequer salarial. Sendo que o governo teve a capacidade de dar 25% para ele, para o primeiro, segundo e terceiro escalão.
E quantas professoras tiveram que fechar as salas de aula, mandar as crianças para casa , prejudicar as famílias para que para que o governo abrisse a mesa de negociação?
É uma vergonha no Distrito Federal o que está acontecendo e a gente voltou sala
a dar aula sem nenhum reajuste, continuou o mesmo que ele tinha proferido que era 18% em 3 anos, em três anos, 6% de reajuste ainda em julho. O que está acontecendo, no Distrito Federal, é isso. Eu queria agradecer essa terceira conferência porque a gente
tem que se unir com as pessoas que estão tentando fazer alguma coisa pelo País, a gente não pode esperar o sindicato fazer alguma coisa, vamos se unir a quem está somando forças.
Queria também agradecer a oportunidade de falar como mulher, porque eu queria deixar aqui um pedido para que a gente possa falar do que tá acontecendo no mundo, onde os Estados Unidos é o mentor de toda essa esse desmando dentro do nosso país. Olha o que está acontecendo no Peru gente, o Pedro Castilho preso, as forças armadas entrando no Peru. A gente tem que abrir a mente das pessoas para o que é isso, que é uma força dos Estados Unidos contra toda América Latina. Isso tem que ser colocado. Muito obrigado por estar falando aqui como mulher e mais a Natasha falar, porque a gente sofre os demônios dessa agressão contra mulher e a gente sabe que é um projeto também do imperialismo aqui dentro do nosso País.