O presidente do Vietnã, Vo Van Thuong, reafirmou nesta quarta-feira em Hanói ( capital ) seu apoio à luta de Cuba pelo levantamento do bloqueio dos Estados Unidos ( EUA ), ao receber o membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba ( PCC ), Roberto Morales e a delegação que o acompanhou na turnê dos países socialistas da Ásia.
“ Com o espírito revolucionário resistente, a coragem, a experiência sábia de seus líderes e o grande apoio do povo, Cuba continuará a ter sucesso no caminho de preservar realizações revolucionárias, construir o socialismo e continuar a ser a bandeira principal na América Latina ”, disse Van Thuong.
Da mesma forma, o chefe de Estado advogou a continuação da expansão da cooperação bilateral em inovação e atualização econômica, bem como no desenvolvimento socioeconômico e na construção do socialismo.
O presidente também destacou a necessidade de prestar atenção especial à implementação efetiva dos acordos, programas e projetos de cooperação assinados, bem como de pensar juntos de uma nova maneira, flexível e prático, para colocar em jogo o papel do Comitê Intergovernamental.
Por sua parte, Roberto Morales elogiou a tradição histórica de lutar pela independência nacional do povo vietnamita e as realizações resultantes do processo de renovação iniciado e liderado pelo Partido Comunista do Vietnã.
Além disso, Morales explicou a seu anfitrião a situação atual pela qual Cuba está passando, enfrentando um bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto pelos Estados Unidos ( EUA ) e intensificado nos últimos anos, mesmo em meio ao flagelo da pandemia de Covid-19.
Iniciada em 23 de abril passado, a visita do ex-vice-presidente cubano ao Vietnã culmina uma turnê que também incluiu China e Laos, que é valorizada como uma oportunidade de promover o diálogo político ao mais alto nível e contribuir para fortalecer as relações de Cuba com essas nações.
Fonte: Telesur