Pelo placar de 216 votos favoráveis e 210 contrários, a Câmara dos Representantes dos EUA (equivalente à nossa Câmara dos Deputados) derrubou o presidente da Casa (como também é conhecida), o republicano Kevin McCarthy. A votação pela destituição de McCarthy ocorreu nesta terça-feira (3), sendo a primeira vez na história do país que um representante é derrubado da presidência da câmara baixa.
Considerado um moderado do Partido Republicano, McCarthy enfrentou uma rebelião dos parlamentares da extrema-direita do partido, que desaprovaram o acordo feito com o Partido Democrata para a aprovação provisória do orçamento, considerada fundamental para que o presidente democrata Joe Biden conseguisse arcar com as despesas do governo.
Com a queda de McCarthy, outro republicano, o representante Patrick McHenry, assume interinamente a presidência da Casa. Entre os republicanos, Matt Gaetz foi o mais ferrenho opositor do ex-presidente, sendo o responsável por apresentar a “moção para deixar vacante a presidência”, o que implicaria na queda de McCarthy.