Crise dos semicondutores

Por falta de peças Volkswagen vai suspender produção no Brasil

O que ocorre no Brasil no entanto, não é um problema apenas nacional, mas sim internacional.

Volkswagen

Uma das maiores empresas de automóveis, a Volkswagen anunciou que irá conceder férias coletivas e suspender a produção em 3 das 4 fábricas que possuí no Brasil. A Volkswagen vai conceder férias coletivas e suspender a produção em 3 de suas 4 fábricas no Brasil.

As unidades de São Bernardo do Campo (SP), São José dos Pinhais (PR) e São Carlos (SP) deixarão de funcionar a partir da próxima semana, e apenas a fábrica de Taubaté manterá a produção no próximo período, que irá até meados de março.

A pausa forçada se da pela escassez de peças que vem já afetando o setor nos últimos anos. Desde a crise com os chips condutores, usados na fabricação de veículos, o setor sofreu de um enorme gargalo durante a pandemia, dificultando a produção em todo o mundo. Agora, com a crescente demanda das empresas de eletrônicos pelos semicondutores, a crise se agravou.

Segundo a empresa, levará até o próximo mês para reabastecer a produção e poder voltar operar normalmente. No entanto, o tempo parado gerará perder milionárias para a produção, mostrando o tamanho da crise.

O que ocorre no Brasil no entanto, não é um problema apenas nacional, mas sim internacional. As empresas vêm sofrendo de paralisações na produção desde 2021, e a crise já esperada na economia mundial foi apenas aprofundada pela COVID-19. O caso da Volkswagen demonstra que a crise internacional do capitalismo vem ganhando tons alarmantes, paralisando até mesmo a produção de importantes empresas no Brasil. É sinal da incapacidade destas empresas se manterem de fato ativas no mercado garantindo a demanda da população.

Gostou do artigo? Faça uma doação!