Nesta sexta-feira (18), a Polícia Federal (PF) cumpriu sete mandados de prisão preventiva contra integrantes e ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). As determinações foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta omissão no impedimento dos atos que ocorreram em 8 de janeiro na capital.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou a prisão de todos os alvos. Dentre eles, estão cinco coronéis, um major e um tenente.
“Embora parte das comunicações entre os denunciados tenha sido apagada nos dias anteriores e imediatamente subsequentes a 08 de janeiro de 2023, o contexto posto evidencia que todos os denunciados se omitiram dolosamente, aderindo aos propósitos golpistas da horda antidemocrática que atentou contra os três Poderes da República e contra o Regime Democrático”, disse o ministro Alexandre de Moraes na decisão que autorizou a operação.
Na manhã dessa quinta-feira (17), a Polícia Federal prendeu mais pessoas nas investigações relativas aos atos de 8 de janeiro deste ano. Dentre elas, está um influenciador, um pastor e uma cantora gospel.
Segundo a própria PF, o grupo alvo da operação de hoje é formado por suspeitos de ter “fomentado” o movimento dos bolsonaristas.