Uma pesquisa feita pelo Poder Data, que entrevistou 2.500 pessoas em 244 municípios, alcançando todos os estados brasileiros, mostrou que a população não gosta do Supremo Tribunal Federal (STF). Os dados foram coletados de 16 a 18 de dezembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos.
Apenas 19% dos entrevistados avaliam a atuação do STF como boa ou ótima, 37% a consideram ruim ou péssima, 30% acham que atividade da suprema corte é regular e outros 14% não sabem ou não quiseram opinar. Ainda segundo a pesquisa, entre as pessoas que são católicas ou evangélicas o resultado é bem parecido. Católicos são 35% que acham ruim ou péssimo e evangélicos são 40%.
A situação do Senado e da Câmara é ainda pior entre os religiosos: somente 11% dos evangélicos consideram boa ou ótima a atuação do Senado, a cifra é de 10% para os católicos; 43% dos evangélicos a acham ruim ou péssima, 45% no caso dos católicos para os católicos. Já a atuação da Câmara é boa ou ótima para somente 8% dos evangélicos e 7% dos católicos, ruim ou péssima para 46% dos evangélicos e 45% dos católicos.
Quando o Partido da Causa Operária foi atacado pelo STF, tendo todas suas redes sociais oficiais em todas as plataformas bloqueadas pelo Ministro Alexandre de Moraes, foi lançada uma campanha de rua com materiais gráficos defendendo o fim da instituição. A aceitação demonstrou o grau de impopularidades desses juízes. A maioria esmagadora das pessoas que recebiam o material concordavam a posição do partido.
Quando a esquerda embarca na campanha golpista da imprensa burguesa em defesa dessa instituição, ela está indo contra a vontade popular. Os arbítrios e as perseguições do STF contra o povo não são aceitos e nem bem vistos pela maioria das pessoas no Brasil, que sabe que os juízes no Brasil atuam contra o povo.
A Suprema Corte brasileira, que não é eleita por ninguém e que deveria apenas cumprir o que está na constituição federal, tem criado leis absurdas que censuram e colocam pessoas pobres nas cadeias do país. Veja o caso dos bolsonaristas que pegaram mais de 15 anos de prisão por participar de uma manifestação política no último dia 8 de janeiro. Importante lembrar que nenhum militar de alta patente foi julgado, muito menos preso, pelo ocorrido e que é conhecimento público que os atos do dia 8 de janeiro vieram de dentro dos quartéis. Essa atitude do STF deixa milhões de pessoas que votaram no ex-presidente enfurecidas, e com razão.
Quando o presidente Lula aparece ao lado desses 11 cidadãos afirmando que estes seriam os guardiões da “democracia”, trata-se de um erro grave. Não há nada mais antidemocrático no País do que essa Corte. A população sabe e entende que todo aparato repressivo brasileiro é inimigo do povo. Todo militante de esquerda deveria defender a dissolução desse tribunal de exceção, que serve apenas aos interesses da burguesia.