Segundo a Associated Press (AP), o Pentágono enviou uma carta aos líderes do Congresso dos Estados Unidos afirmando que está ficando sem dinheiro para enviar para a Ucrânia. O órgão afirma que já foi forçado a abrandar o reabastecimento de algumas tropas, pedindo ao Congresso que libere mais dinheiro para os ucranianos.
Michael McCord, controlador do Pentágono, afirma que resta apenas 1,6 bilhão de dólares dos 25,9 bilhões fornecidos pelo Congresso. Além disso, os Estados Unidos têm cerca de US$5,4 bilhões para fornecer armas e equipamento dos seus arsenais.
“Já fomos forçados a abrandar a reposição das nossas próprias forças para nos protegermos contra um futuro de financiamento incerto”, disse McCord na carta. “A falta de reabastecimento dos nossos serviços militares em tempo pode prejudicar a prontidão dos nossos militares”, aponta o controlador.
A Ucrânia está ficando sem saída. A crise do imperialismo está fazendo com que as grandes potências não consigam mais fornecer a mesma ajuda militar e financeira que estavam fornecendo ao governo Zelenski no começo do conflito. Com isso, a Rússia sai por cima, chegando mais próximo da vitória sobre os nazistas de Kiev.