No último domingo (28), o chefe da comissão eleitoral da Turquia declarou o atual presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, vitorioso no segundo turno das eleições presidências. Erdogan vai governar o país por mais cinco anos, até 2028. Após a apuração de 99,7% dos votos, segundo a agência oficial Anadolu, Erdogan, que lidera o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP, islâmico-conservador), tinha 52,1% dos votos, contra 47,9% para o rival Kemal Kiliçdaroglu.
Nossa nação nos confiou a responsabilidade de governar o país pelos próximos cinco anos”, disse Erdogan a apoiadores do alto de um ônibus em seu distrito natal, Istambul, enquanto celebrava sua vitória.
No mesmo dia, a conta oficial do Partido da Causa Operária (PCO) no Twitter celebrou o resultado, publicando a seguinte mensagem:
“Imperialismo é derrotado novamente. Em meio a uma gigantesca campanha, de caráter golpista, contra Erdogan o atual presidente foi reeleito na Turquia. O imperialismo perde o controle do Oriente Médio.”
“O PCO apoia os trabalhadores turcos em sua luta contra o imperialismo. Os brasileiros também estão lutando. A vitória de Erdogan foi uma derrota para o imperialismo. Portanto, foi uma vitória para todos os povos do mundo. Trabalhadores do mundo uni-vos! Abaixo o imperialismo!”
A posição do Partido é clara. Apesar das divergências ideológicas com Erdogan, que é um político conservador, o fato é que o candidato oficial do imperialismo foi derrotado. E mais do que isso: foi derrotado em um momento de grande acirramento da luta de classes. Houve uma grande mobilização realizada pelos grandes capitalistas para impedir a vitória de Erdogan, uma vez que o controle da Turquia, neste momento, é uma questão decisiva para que o imperialismo retome o controle do Oriente Médio, do Leste Europeu e da Ásia Central, que estão cada vez mais rebelados.
E o PCO não está sozinho na comemoração. A mensagem foi visualizada por mais de 290 mil pessoas, recebendo milhares de comentários e curtidas.
“Também ouvimos as vozes de seus companheiros. Eles realmente aqueceram nossos corações com seus sentimentos de solidariedade.” “Em nome do povo turco, agradeço por esta solidariedade revolucionária e estamos felizes por ter amigos em outra parte do mundo que têm os mesmos sentimentos que nós.”
Foram algumas das mensagens de agradecimento publicadas por apoiadores de Erdogan na Turquia.
A repercussão da publicação do PCO mostra o apoio crescente do conjunto da população à luta anti-imperialista. Em todo o mundo, os povos estão se levantando contra a dominação dos Estados Unidos e de seus aliados.