O Partido Causa Operária (PCO) possui militantes e filiados em todas as regiões do Brasil. No caso do interior do Estado de São Paulo, o partido está representado em quase todas as cidades de maior importância.
A cidade de Marília, fundada em 1923 e localizada a 438 km da capital, tem uma população de aproximadamente 240 mil habitantes. Por ser o centro econômico da região com forte indústria, principalmente alimentícia, a cidade também é um polo regional no que se refere ao Ensino Superior. A importância do setor industrial é tanta que, quando na feira internacional de indústria alimentícia na cidade de São Paulo, a prefeitura ofereceu transporte gratuito para profissionais do setor. No setor financeiro, foi em Marília que o Banco Bradesco foi fundado. A cidade possui aeroporto, que possibilitou o surgimento da TAM Linha Aéreas a partir de sua fundação em 1938, e já teve malha ferroviária, as quais terminaram desativadas pelo sucateamento provocado pela privatização da FEPASA.
A cidade possui mais de 10 mil estudantes no ensino superior, são 74 cursos de graduação de instituições tanto pública como particular. No ensino público, possui uma unidade de Unesp que foi inaugurada no ano de 1959, sua Faculdade de Medicina também tem história sendo iniciada em 1967, no mesmo ano estreou o curso de Filosofia.
Marília possui várias instituições culturais como bibliotecas, centros, parques e museus. Entre os destaques estão o Museu de Paleontologia e Parque dos Dinossauros, isso porque a cidade está localizada em uma região riquíssima em sítios arqueológicos. Tanto que faz parte da Trilha dos Dinossauros, um projeto da USP sob difusão cultural do Instituto de Geociências. A descoberta de nova espécie de crocodilo pré-histórico recebeu o nome de “Mariliasuchus”, em homenagem a cidade. O Museu de Paleontologia e seu acervo tem atraído a atenção não somente de população local, mas do exterior inclusive.
As atividades do partido na cidade de Marília são bastante intensas dado sua grande importância regional, assim constituiu-se o Comitê de Luta contra o Golpe por membros e simpatizantes do PCO e do PT, bem como de outras organizações de esquerda e demais ativistas independentes.
Todas as quintas-feiras às 16h30, são realizadas atividades do Comitê de Marília no centro da cidade, onde a presença de pessoas é muito alta. A Unesp é outro ponto onde ocorrem as atividades políticas, as quais são organizadas semanalmente nas segundas-feiras a partir das 18h30. Nessas atividades são distribuídos boletins das diversas categorias da Corrente Sindical Nacional Causa Operária e também Jornal da Luta, além da venda do Jornal da Causa Operária e diversos produtos da Loja do PCO como camisetas, canecas, livros e botons. Aos interessas em conhecer a política e realizar atividades com o PCO e o Comitê de Luta da cidade, basta entrar em contato com o telefone (14) 99728-0289.
Apesar do grande revés que a eleição de Lula representou para o golpe de Estado, o governo eleito pela mobilização popular coleciona diversas derrotas no parlamento comandado por Arthur Lira e tem sido sabotado pelos banqueiros através do controle do Banco Central. As medidas golpistas tem impactado fortemente na cidade e região assim como em todo País. Os trabalhadores e a população oprimida devem ocupar às ruas para derrotar o regime golpista vigente no Brasil, garantir direitos e condições de vida para toda população!
Fotos de atividades do PCO junto ao Comitê de Luta em Marília: