Durante o primeiro dia de intervenções na III Conferência Nacional dos Comitês de Luta, o militante e trabalhador José Carlos, de Volta Redonda (RJ), colocou a importância de mobilizar o povo e pressionar o governo:
Eu sou afiliado ao PCO, aqui a gente tem que defender o trabalhador e a gente tem que defender aqueles trabalhadores que perderam muito com o fim da contribuição sindical. Nós temos que lutar através do nosso governantes, através dos deputados, através do Senado e através do nosso presidente Lula que a gente vai pedir de coração a ele que possa ajudar nós nessa luta.
Hoje o professor ganha uma mixaria, aguenta sala de aula. Até hoje o professor não ganhou nada, os municípios falam que não podem pagar porque eles não têm dinheiro mas o dinheiro chega no município é só a população, é só comunidade, é só os professores Associação de Moradores, o PCO tem que unir todos. Falam que não tem dinheiro mas tem sim, ele vai para o estado que passa para o município, e infelizmente os municípios falam que não tem dinheiro para poder pagar os professores, a saúde dá um problema sério, a epidemia deixou a sequela muito grande. Mesmo na minha família, perdi meu cunhado. E como é que tem dinheiro para dar um momento para os deputados, como é que tem para vereador, prefeito tem que ter dinheiro também para cuidar da população. Eu vim pedir a consciência da terceira Conferência Nacional dos Comitês de Luta para nós mobilizarmos todos os estados.