Imigrantes da América Central e sul que cruzaram a fronteira sul do México para entrar nos Estados Unidos estão sendo tratados pelos “civilizados” políticos do partido Democrata como verdadeiros animais enjaulados.
Desde o ano passado, governadores republicanos de estados como a Flórida, Texas e Arizona vinham “despachando” imigrantes ilegais para estados governados por líderes do partido Democrata se aproveitando da demagogia feita por Joe Biden durante as eleições, em que o então candidato à presidência dos Estados Unidos prometeu que daria a cidadania norte-americana a pelo menos dez milhões de imigrantes.
Como resultado da brutalidade Republicana e da mais completa demagogia Democrata, só na cidade de Chicago, no estado de Illinois, berço do neoliberalismo, imigrantes estão sendo abarrotados nas delegacias de polícias que estão servindo de abrigo para essas pessoas que simplesmente não tem nenhum outro lugar colocado à sua disposição.
Em cada uma das delegacias de polícia da cidade existem pelo menos cinquenta imigrantes dormindo, entre eles muitas famílias com crianças.
“Aqui, eles nos deram uma pulseira com um número e nos disseram que talvez tivéssemos que esperar até 10 dias para que um abrigo nos levasse”, disse Jhonathan Montilla, imigrante venezuelano que está dormindo no chão da 12º Delegacia de polícia de Chicago.
Segundo o vereador do 38º Distrito Nick Sposato existem mais de 800 imigrantes dormindo nas delegacias de Chicago além dos sete abrigos e três “locais de descanso”, todos lotados.
Com as delegacias e abrigos públicos superlotados, a “solução” que vem sendo encontrada pelas autoridades locais é a disponibilização de prédios universitários para serem utilizados também como abrigos. É o caso da Wright College, localizada na região noroeste da cidade.
“[…] É uma vitória tirá-los do chão das delegacias de polícia, e é uma vitória para os policiais tirá-los de lá”, disse Sposato.
Jornais locais culpam a revogação da política colocada em prática por Donald Trump através do denominado “Título 42”, que permitia ao governo enviar, de forma sumária, de volta para casa imigrantes ilegais pela situação de lotação.
No entanto, a culpa, na verdade, é que a política de acolhimento aos imigrantes prometida por Joe Biden não passaram de pura demagogia. Imigrantes que chegam aos Estados Unidos após terem a economia dos seus países de origem destruídas pelo imperialismo norte-americano, chegam no governo Biden apenas para serem tratados de maneira ainda pior do que eram tratados no governo de Donald Trump.