O primeiro-ministro de Cuba, Manuel Marrero Cruz, afirmou que o principal atributo do turismo cubano é o seu povo por sua hospitalidade, cultura e criatividade. E isso se alia à história, ao patrimônio e a uma característica especial: ser um dos países mais seguros do mundo.
Marrero Cruz falou na reunião do Grupo dos 77+China, que congrega os ministros do turismo do bloco, nesta capital.
“Temos o privilégio de uma vasta cultura na música cubana, no balé, na literatura, nas artes plásticas, É algo que realmente nos abre caminhos para promover o desenvolvimento do turismo”, ressaltou.
Marrero Cruz afirmou que, apesar de ser um país pequeno, Cuba tem nove sítios declarados patrimônio cultural da humanidade, 14 parques nacionais que, de uma forma ou de outra, estão ligados ao turismo, mas com medidas estritas para preservar essas áreas ecológicas.
“O desenvolvimento do turismo em Cuba se encontra em todas as províncias, isso nos permite aproveitar todas as potencialidades e também constitui uma fonte de emprego”, comentou.
O primeiro-ministro explicou que uma das estratégias para o desenvolvimento do turismo na Ilha é convidar empresas hoteleiras internacionais para gerenciar nossos hotéis, pois com sua experiência podem contribuir para o desenvolvimento da atividade.
Em Cuba existem 18 redes hoteleiras estrangeiras que operam 65% dos hotéis.
A Feira Internacional de Turismo FITCuba 2023, dedicada à promoção da oferta cubana, foi encerrada quinta-feira, em Havana.
Outro elemento de interesse da indústria turística cubana é o seu compromisso com a conservação e a proteção do meio ambiente.
Fonte: Rádio Havana Cuba