Em 1973, O Santos de Pelé fez uma excursão pelos Estado Unidos, mostrando todo o futebol arte que os americanos jamais tinham visto. A turnê teve a duração do dia 25 de maio até o dia 19 de Junho, iniciando com o primeiro jogo contra a Lazio da Itália e fechando contra o Baltimore Bays do país sede. A iniciativa já era parte de um projeto de popularizar o futebol nos Estados Unidos, que se consolidaria com a ida do próprio Pelé para o Cosmos 4 anos depois. Como já seria de se esperar, o clube santista simplesmente atropelou os adversários. Foram o total de 10 partidas e simplesmente 10 vitórias, 40 gols e 14 gols do Rei Pelé.
O jogo de fechamento do torneio foi contra o Baltimore Bays, time o qual o Santos já tinha jogado e vencido duas vezes, em 30 de maio, por 6 a 4, e a segunda no Kennedy Stadium, em Nova York, por 7 a 1. Foram 13 gols em dois jogos. No terceiro jogo, aos 13 minutos, Pelé foi cobrou um escanteio e a bola, com efeito, enganou o goleiro Phillips e entrou no gol. Foi o primeiro e único gol olímpico marcado pelo Rei do Futebol em toda a sua carreira. Era o dia 19 de junho de 1973, uma terça-feira. Na partida, Pelé ainda fez um segundo gol de pênalti e logo após atuou como goleiro no lugar de Cláudio, que se machucou, mostrando toda a versatilidade do maior jogador de futebol da história.
De todos os jeitos, de todas as maneiras. Edson Arantes do Nascimento, Pelé, fez todos os tipos de gols e jogadas. Por isso Rei, por isso inigualável.