Foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a nomeação do ministro Nunes Marques para a vaga de Ricardo Lewandowski no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O placar foi de 9 a 1, pois há uma tradição interna de que os candidatos não votem em si próprios.
O TSE é composto por três ministros da STF e dois advogados do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Os outros dois ministros do STF no plenário do TSE são Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes
O Superior Tribunal de Justiça é o tribunal de última instância para questões infraconstitucionais, tendo como competência a uniformização da interpretação das leis federais em todo o país.
Carmen Lúcia é uma jurista brasileira que atuou como a segunda mulher a presidir o Supremo Tribunal Federal do Brasil, de 2016 a 2018. Apesar de ter sido nomeada por Lula em 2006, foi a favor do golpe contra Dilma e a favor da prisão ilegal de Lula em 2018.
Nos últimos anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) provou mais do que nunca que serve para defender os interesses da burguesia. Afinal, foi agente importantíssimo do golpe, dando total anuência ao plano do imperialismo no Brasil. É imprescindível que, no sentido de defender os direitos democráticos do povo e um regime cada vez democrático, se lute pelo fim do STF.
Para mais informações sobre esse assunto, assista ao programa Esquenta da Análise Política da Semana: