A última edição do programa Na Zona do Agrião foi ao ar na última segunda-feira (11) pela Causa Operária TV (COTV), no YouTube.
Sempre trazendo uma análise dos acontecimentos do mundo da bola em uma perspectiva independente, sem as amarras e as tendências que a maioria dos fãs do esporte estão acostumados a acompanhar na imprensa capitalista, o programa trouxe um balanço da 38ª rodada do campeonato brasileiro, nosso disputadíssimo campeonato nacional, que esteve quase totalmente indefinido até o último instante
O destaque ficou para o inédito rebaixamento do Santos Futebol Clube, justamente no primeiro ano sem o Rei Pelé. Algo classificado como poético pelos apresentadores do programa.
Conforme a avaliação do programa, a rodada foi emocionante para as equipes que estavam no risco de rebaixamento. Torcedores do Bahia, Vasco e Santos viveram, sem dúvida, muitas emoções nessa reta final.
O Bahia venceu o terceiro colocado, Atlético- MG, e conseguiu se livrar da série B; o Vasco seguiu o mesmo caminho e conquistou o resultado de 2 a 1 em cima do Red Bull Bragantino, que também disputava o topo da tabela.
Porém, os santistas não tiveram esse mesmo alívio e acompanharam a derrota de seu time do coração para o Fortaleza, em plena Vila Belmiro, logo no ano em que deram adeus ao maior ídolo não só do clube, mas de todo o futebol mundial.
Mesmo no fim do ano e com os campeonatos definidos, ainda temos emoções no futebol brasileiro: o Fluminense disputa o campeonato mundial, e logo será sua estreia.
O programa trouxe também um alerta sobre o que pode acontecer nas regras do futebol a partir do ano que vem, algo que vem do Handebol, a punição por desacato ao árbitro, que passa a ter sua autoridade inquestionável a partir dessa regra, podendo punir aqueles que o questionem, algo muito preocupante.
Essa medida visa um maior controle sobre o esporte mais popular do mundo por parte dos grandes capitalistas, que incessantemente atacam o futebol na busca de manipular os resultados a seu favor. O futebol necessita de regras claras, não de censura e interpretações subjetivas.
Toda essa manipulação já prejudica e continuará prejudicando principalmente nosso futebol, que é o maior alvo dos grandes capitalistas, pois o Brasil não é um país imperialista.
Confira o programa na íntegra abaixo: