O senador e ex-primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, morreu nessa segunda-feira (12) aos 86 anos. Recentemente, ele tinha sido diagnosticado com leucemia. Protagonista da vida política no país nas últimas três décadas, o líder do partido conservador Força Itália (FI) havia sido internado na última sexta-feira no Hospital San Raffaele, em Milão.
Berlusconi governou a Itália por três vezes, entre os anos de 1994 e 1995, 2001 e 2006 e 2008 e 2011, e era senador da República desde o fim de 2022, integrando a base de apoio da premiê Giorgia Meloni.
De onde surgiu Berlusconi?
Na Itália, em 1992, a Operação Mãos Limpas foi uma ação orquestrada pelo Judiciário do país que fez uma cruzada contra casos de corrupção envolvendo políticos, empresários e altas cifras para suborno, favorecimento em contratações públicas e outros “favores”. Uma operação claramente organizada e financiada pelos norte-americanos. Entre 1992 e 1994 cinco magistrados centrais da operação começaram seus ataques contra políticos e partidos.
O propósito principal da operação era modificar, por meio do Judiciário, o regime político italiano, com o objetivo de obter um controle da economia do país, pelo imperialismo norte-americano. Um dos alvos principais foi a companhia de petróleo italiana, naquele momento a quinta maior do mundo. Essa operação é uma inspiradora da operação Lava Jato no Brasil. Inclusive os magistrados envolvidos na Lava Jato dizem isso francamente, que têm como modelo a operação Mãos Limpas da Itália para atuar no Brasil.
Mãos Limpas alcançou o número de 645 condenações, cerca de 900 prisões, na extinção de cinco partidos de diferentes tendências, na condenação do ex-premier e então líder do Partido Socialista, Bettino Craxi (que morreu na Tunísia, para onde escapou para não ser preso), em pelo menos seis suicídios de investigados, incluindo um parlamentar. Dessa terra arrasada nasce o berlusconismo, um político tipo o Bolsonaro brasileiro, Berlusconi surge como força política da direita.
No entanto, como no caso brasileiro, a Lava Jato criou o bolsonarismo, na Itália criou o berlusconismo. Esse tipo de político de extrema direita, nem sempre é o que a burguesia e o imperialismo desejam, mas eles se moldam de acordo com a situação política do país. A operação não tinha como objetivo chegar nesse ponto. Portanto teve um resultado contraditório. Porém a desculpa é a mesma a grande luta contra a corrupção.