Em entrevista à Sputnik, o ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Denis Moncada, afirmou que a Rússia está legitimamente se defendendo, com a guerra da Ucrânia, da agressão que o imperialismo promove contra Moscou. Além disso, Moncada disse que os Estados Unidos, a União Europeia (UE) e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão usando os ucranianos para “derrotar e destruir a Rússia”.
“A Rússia está se defendendo ativamente, de forma justificada e com base em sua própria lei e na lei internacional. Portanto, o governo russo está e seguirá definindo sua política interna para combater a agressão do império norte-americano, que envolve a Europa e a OTAN”, disse Moncada.
“É absolutamente claro que a situação mencionada [o conflito na Ucrânia] não é mais que uma continuação dos interesses geoestratégicos dos Estados Unidos, da União Europeia e da OTAN, que estão usando a Ucrânia para atacar a Rússia, desestabilizar a Rússia, derrotar e destruir a Rússia. Isso é inaceitável, é condenável”, acrescentou o ministro nicaraguense.