A guerra de “Israel” atacando a Faixa de Gaza terá um gasto estimado de 48 bilhões de dólares para os israelenses, de acordo com um relatório relatório do Leader Capital Markets. A consultora financeira israelense estimou o valor em 180 bilhões de shekels entre os anos de 2023-2024. De acordo com eles “Israel” apenas pagará 32 bilhões de dólares, enquanto os EUA 16 bilhões.
O Ministério das Finanças de “Israel” estimou que a guerra está custando à economia do país cerca de US$ 270 milhões por dia. “A matemática fiscal de Israel significa que o governo terá que se endividar significativamente através do que já é o seu pior conflito armado em meio século”, citou a Bloomberg o relatório na quinta-feira.
Observando que Tel Aviv emitiu um dívida internacional em ienes, euros e dólares por meio de colocações privadas via bancos de Wall Street, incluindo o Goldman Sachs Group Inc., o relatório afirmou que o governo israelense ainda está “contando com o mercado doméstico para absorver a maior parte de suas necessidades de financiamento”.