Agosto acabou, mas o trabalho do Diário Causa Operária continua a todo o vapor para a construção e manutenção de uma imprensa independente e revolucionária.
No último mês, publicamos mais de 1200 matérias e já temos metas para a ampliação desse número e para uma repaginação, o Novo DCO. Teremos, além de mais matérias, conteúdos teóricos exclusivos para assinantes com o objetivo de financiar nossas atividades e ampliação. Também precisaremos do dinheiro arrecadado para pagar os boicotes da burguesia, como o processo movido por João Dória contra o DCO, o qual nos custará 100 mil reais.
Matérias de destaque do mês de agosto
É claro, além de quantidade, nossas matérias têm qualidade e relevância política. Fizemos a maior cobertura no Brasil do golpe anti-imperialista no Gabão, com 40 matérias abordando diferentes aspectos do importante acontecimento. De forma geral, também acompanhamos os avanços contrários à dominação imperialista em todo o continente Africano, como a recente libertação do Níger. Sobre esse tema, destacamos as matérias “Gabão: mais um golpe militar contra dominação francesa na África” e “Abaixo a intervenção no Níger!”.
Além disso, cobrimos o importante depoimento de Walter Delgatti Neto, sobre o qual destacamos a matéria “Hacker escancara fragilidades do sistema eleitoral e diz ter agido sob ordem de Bolsonaro”.
Evidentemente, também não poderíamos deixar de cobrir as brilhantes análises do companheiro Rui Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária. Ele faz a sua tradicional análise política da semana no youtube; a análise internacional, em parceria com o canal Arte da Guerra do Comandante Robinson Farinazzo; o programa Marxismo e seu quadro no 247. Trouxemos (e continuaremos trazendo) aqui suas discussões mais importantes, como fizemos na matéria “A política revolucionária para as Forças Armadas”.
Outra discussão importante feita neste mês, a qual o PCO trata sozinho em toda a esquerda brasileira, é o combate à ditadura do STF. Nosso diário trouxe importantes matérias sobre esse tema, como “Zanin não quer fazer do STF um tribunal que cria leis”.
Projetos do DCO
Como parte do Novo DCO, começamos a disponibilizar a edição do dia em versão impressa em PDF, facilitando o download, a leitura e o compartilhamento. Assinantes terão, no futuro, a possibilidade de baixar todas as edições constantes em nosso acervo.
Selecionamos, todos os dias, exceto fins de semana, três matérias para serem compartilhadas em diversas redes sociais, porque estamos em uma campanha de expansão dos nossos trabalhos nelas. Fazem parte do projeto nossos perfis no X (antigo Twitter) (@DiarioDCO), Instagram (diariocausaoperaria), Tik Tok (@diariodco), Facebook (página: DCO – Diário Causa Operária), Youtube (@DiarioCausaOperaria) e Reddit (u/diariocausaoperaria).
No X, tivemos uma repercussão significativa e já estamos com quase 12 mil seguidores. Nossas outras redes também estão tendo um crescimento importante, o que permite um grande espalhamento dos nossos trabalhos rumo a uma revolução operária.
Estamos preparando o Novo DCO, que trará um plano de assinatura, cujo valor será de 15 reais. Os benefícios serão, além do que já foi mencionado – PDF de todas as edições no acervo e conteúdos teóricos exclusivos -, cadernos especiais, que irão ao ar aos sábados e domingos; uma entrevista semanal; a nossa reportagem da semana e a contribuição para o crescimento (e pagamento da sabotagem movida por Dória) de uma imprensa independente e revolucionária.
Contribua com o maior órgão de imprensa revolucionária do Brasil
Com mais de 7 mil edições e agora mais de 1200 matérias mensais, o DCO é o maior jornal de esquerda em fluxo de matérias do nosso país. É, de fato, impressionante que chegamos nesse nível de organização e produção jornalística, mesmo sendo um órgão independente, sem financiamento do Estado ou da burguesia.
Urge aos interessados num projeto de revolução operária brasileiro a contribuição com esta imprensa, afinal não só dependemos desse tipo de colaboração voluntária para crescer, como para existir. Todos os nossos projetos, entre eles a mudança recente mais profunda, o Novo DCO, precisam de dinheiro para acontecer.
As nossas assinaturas ainda não estão disponíveis, mas você já pode contribuir conosco por meio de nosso pix: pix@dco.org.br