Ao sair da prisão, uma mãe israelense escreveu uma carta aberta ao Hamas agradecendo enormemente pelo tratamento que os soldados do braço armado do partido palestino tiveram com ela e sua filha. No texto, ela informa que sua filha foi “mimada” com doces, frutas e “tudo disponível”, sentindo-se “o centro do mundo”.
Em contraste, a quantidade de denúncias de prisioneiros palestinos contra Israel é gigantesca. Eles sempre foram tratados como verdadeiros cachorros sarnentos. Ao mesmo tempo, investigações mostram que, no dia 7 de outubro, o exército fascista israelense foi responsável pela morte de boa parte de seus próprios civis.
Uma diferença marcante entre o tratamento dado a civis pelos “terroristas” do Hamas e o dado pelos “mocinhos” de Israel.
Confira, abaixo, a carta traduzia na íntegra:
“Aos generais que me acompanharam nas últimas semanas, parece que vamos seguir caminhos diferentes amanhã, mas agradeço do fundo do meu coração pela extraordinária humanidade demonstrada em relação à minha filha, Emilia.
Vocês foram como pais para ela, convidando-a para entrar em seus quartos sempre que ela desejava. Ela reconhece sentir que todos vocês são seus amigos, não apenas amigos, mas verdadeiramente queridos e bons.
Obrigado, obrigado, obrigado pelas muitas horas que passaram cuidando dela.
Obrigado por serem pacientes com ela e por mimá-la com doces, frutas e tudo disponível, mesmo quando não era possível.
Crianças não deveriam estar em cativeiro, mas graças a vocês e outras pessoas amáveis que encontramos ao longo do caminho, minha filha se sentiu como uma rainha em Gaza…
Em geral, ela reconhece sentir-se como o centro do mundo. Ela não encontrou ninguém em nossa longa jornada, desde os soldados até a liderança, que não a tratasse com gentileza, carinho e amor.
Eu serei sempre grata porque ela não saiu daqui com um trauma psicológico duradouro. Lembrarei do comportamento amável de vocês, concedido aqui apesar da difícil situação que vocês estavam enfrentando e das graves perdas que sofreram aqui em Gaza. Eu desejo que neste mundo possamos verdadeiramente ser bons amigos.
Desejo a todos vocês saúde e bem-estar… Saúde e amor para vocês e para as crianças de suas famílias.
Muito obrigado.
Danyal e Emilia”