Na ocasião do Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em mensagem a Cheikh Niang, presidente do Comitê das Nações Unidas para o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino, defendeu a solução de dois Estados para resolver os problemas da região.
“Na ocasião do Dia Internacional da Solidariedade com o Povo Palestino, o Brasil reitera seu firme e permanente apoio ao direito legítimo do povo palestino à autodeterminação […] Acreditamos que a paz e a estabilidade na região só serão alcançadas com um Estado da Palestina viável, convivendo lado a lado com Israel, dentro de fronteiras seguras, mutuamente aceitas e internacionalmente reconhecidas”, afirmou Lula.
O presidente brasileiro ainda afirmou que seu governo acompanha com “grande consternação” a nova etapa do conflito, condenando os atos grotescos de Israel contra os palestinos. “Condenamos, veementemente, o bloqueio imposto a Gaza, o deslocamento forçado e qualquer ato de violência cometido contra a população palestina. A morte de milhares de crianças é particularmente chocante”, disse.