Rússia e Ucrânia concordaram em receber uma missão de paz formada por líderes de países africanos, informou o presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.
Ramaphosa já conversou com Putin e com Zelensky, segundo revelou em uma coletiva de imprensa: “Minhas discussões com os dois líderes demonstraram que ambos estão prontos para receber os líderes africanos e discutir como esse conflito pode ser encerrado”.
A África do Sul pertence aos BRICS, grupo de países formados por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que estão fazendo um esforço conjunto para parar a guerra.
Senegal, Uganda e Egito concordaram em fazer parte da delegação que deverá fazer as conversações em favor da paz.
Rússia e Ucrânia começaram a entrar em conflito a partir do golpe de 2014, uma revolução colorida que colou fascistas no poder.
Recentemente, os EUA tentaram aceitar a Ucrânia na OTAN e a Rússia resolveu agir para defender sua integridade.
Cyril Ramaphosa é uma das principais lideranças políticas da África do Sul, tendo atuado como empresário, sindicalista e ativista pelos direitos humanos antes de se tornar presidente do país em 2018.
Volodymyr Zelensky é um ator e comediante ucraniano que se tornou presidente da Ucrânia em 2019. Ele ganhou fama na televisão com o programa “Servidor do Povo”, que acabou inspirando sua campanha política.