A população de Planaltina (GO) ainda não havia sofrido com o aumento em 12% que ocorreu no preço das passagens de ônibus que realizam o transporte semiurbano das linhas do Entorno do Distrito Federal. A medida foi anunciada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em março, mas a prefeitura de Planaltina conseguiu uma liminar judicial para impedir o aumento. No enatnto, a decisão foi revogada e a ANTT autorizou que a passagem passe de R$ 7.85 para R$ 8,79.
Quem pega o ônibus em Planaltina (GO) e o metrô no DF para ir e voltar do trabalho vai gastar quase 30 reais diariamente com transporte, como é o caso do atendente Luciano de Souza, morador da cidade goiana e que trabalha em um estabelecimento na Asa Sul, região administrativa do Plano Piloto. “É um aumento absurdo e sem oferecer nenhuma contrapartida. Os ônibus são cheios, demoram a passar e ainda tem esse aumento”, afirmou o usuário de transporte. Cada passagem do metrô custa R$ 5,5.
A autorização do aumento de 12% na tarifa dos ônibus de Planaltina (GO) a Brasília foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (16). A agência informou que o coeficiente tarifário será de R$ 0,132488 por passageiro x km. A ANTT havia justificado que o reajuste para o Entorno era necessário para manter o “equilíbrio econômico-financeiro do contrato” após dois anos sem aumento.
A liminar que suspendeu o aumento em Planaltina havia sido proferida em 15 de março pelo juiz federal substituto Thadeu José Piragibe Afonso da Subseção Judiciária de Formosa (GO). No entanto, na última quinta-feira (11) a decisão foi revertida pelo desembargador federal Daniel Paes Ribeiro, do Tribunal Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), atendendo o recurso da ANTT.
Prefeitura
Em nota a Prefeitura de Planaltina (GO) destacou que discorda do aumento das passagens e por isso impetrou com a liminar que impediu o reajuste em março e vai recorrer da decisão da 2ª instância. A prefeitura disse que também encaminhará uma carta à ANTT sugerindo que “tome providências para autorizar com urgência novos ônibus empresas capazes de prestar um bom serviço à comunidade e promovendo a quebra do monopólio”.
Fonte: Brasil de Fato