Segundo informações da imprensa burguesa, as multas aplicadas pela Justiça paulista contra Jair Bolsonaro (PL) e seu filho Eduardo Bolsonaro somam cerca de R$1,9 milhão. Ambos foram acusados e processados pela não utilização de máscaras de proteção durante a pandemia da COVID-19.
Segundo o ex-presidente golpista, ele já arrecadou, por meio de uma campanha financeira entre sua base, todo o valor necessário para pagar as suas multas.
Jair Bolsonaro é um político brasileiro que ganhou notoriedade por suas opiniões polêmicas e conservadoras. Nasceu em Glicério, interior de São Paulo, em 1955, e ingressou no Exército em 1977, onde permaneceu até 1988. Em 1991, foi eleito deputado federal pela primeira vez e ficou famoso por sua política de defesa da repressão policial, além de se tornar um representante dos direitos dos militares. Em 2018, foi eleito presidente do Brasil com um programa de extrema-direita e governou o país de forma controversa, marcada por diversas polêmicas e conflitos com outros setores da burguesia. Em 2022, foi derrotado por Lula nas eleições presidenciais.
Em entrevista à Folha de S. Paulo publicada na segunda-feira da semana passada (26), o ex-presidente golpista Jair Bolsonaro afirmou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) poderá ser candidata à Presidência se quiser.
“Se ela quiser, ela pode sair candidata. Mas o que eu converso com a Michelle é que ela não tem experiência. Para ser prefeito de cidade pequena já não é fácil. Lidar com 594 parlamentares [entre deputados e senadores] não é fácil também. Eu acredito que ela não tem experiência para isso. Mas é excelente cabo eleitoral”, declarou o presidente em entrevista realizada na casa do ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten, em São Paulo.
A própria Michelle, em maio deste ano, afirmou que não descarta a possibilidade de se candidatar a um cargo nas eleições de 2026.