Na quarta-feira (13), o Wall Street Journal divulgou que os israelenses começaram a alagar os túneis na Faixa de Gaza. O exército de “Israel” está bombeando água do mar para o complexo de túneis subterrâneos construídos pela resistência palestina. Os israelenses já haviam divulgado anteriormente que esse era um de seus planos para atacar o Hamas.
O vice-representante permanente da Rússia nas Nações Unidas, Dmitry Polianskiy, afirmou que as inundações do subsolo de Gaza podem ser consideradas um crime de guerra, pois leva à poluição dos reservatórios de água. Além disso, de acordo com Polianskiy, muitos civis palestinos provavelmente estão se escondendo no subsolo para escapar dos horrores da guerra israelense
De acordo com o analista palestino Ramzy Baroud essa tática israelense não irá funcionar, pois já foi tentada por Al-Sisi quando este tomou o poder no Egito no golpe militar em 2013. Ele afirmou: “Para Israel ter sucesso em inundar os túneis, eles precisam primeiro estabelecer controle total sobre Gaza, identificar a localização de todos os túneis e iniciar o processo de bombear lentamente água do mar, o que levaria meses. Esse é um tempo que Israel não dispõe, considerando suas pesadas perdas devido à forte resistência em Gaza.”


