Por quê estou vendo anúncios no DCO?

Oriente Médio

Irã e Arábia Saudita: uma vitória chinesa

O aperto de mão entre ambos significa o enterro dos milhões de milhões de dólares gastos a dividir e governar a Ásia Ocidental ao longo de mais de quatro décadas

A ideia de que a História tem um ponto final, tal como promovida pelos neoconservadores despistados na década unipolar de 1990, é falha, pois esta encontra-se num processo infinito de renovação. A recente reunião oficial entre o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita Faisal bin Farhan al-Saud e o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano Hossein Amir-Abdollahian em Pequim marca um território anteriormente considerado impensável e que sem dúvida causou angústia à máquina War Inc..

O aperto de mão entre ambos significa o enterro dos milhões de milhões de dólares gastos a dividir e governar a Ásia Ocidental ao longo de mais de quatro décadas. Além disso, a Guerra Global contra o Terror (GWOT), a realidade fabricada do novo milénio, foi apresentada em Pequim como o principal dano colateral.

A visão de Pequim como capital da paz ficou gravada por todo o Sul Global, como evidenciado por um subsequente espectáculo paralelo onde um casal de líderes europeus, um presidente e um eurocrata, chegaram como suplicantes a Xi Jinping, pedindo-lhe que aderisse à linha da NATO sobre a guerra na Ucrânia. Foram educadamente dispensados.

Ainda assim, as ópticas foram seladas: Pequim havia apresentado um plano de paz de 12 pontos para a Ucrânia que fora assinalado como “irracional” pelos neocons da faixa de Washington. Os europeus – reféns de uma guerra por procuração imposta por Washington – pelo menos compreenderam que qualquer pessoa remotamente interessada na paz precisava de passar pelo ritual de se curvar ao novo patrão em Pequim.

A irrelevância do JCPOA

As relações Teerão-Riade, naturalmente, terão um longo e pedrogoso caminho pela frente – desde a activação dos anteriores acordos de cooperação assinados em 1998 e 2001 até ao respeito, na prática, da sua soberania mútua e não interferência nos assuntos internos um do outro.

Tudo está longe de estar resolvido – desde a guerra liderada pela Arábia Saudita contra o Iémen até ao choque frontal das monarquias árabes do Golfo Pérsico com o Hezbollah e outros movimentos de resistência no Levante. No entanto, este aperto de mão é o primeiro passo que conduz, por exemplo, à próxima viagem do ministro dos Negócios Estrangeiros saudita a Damasco a fim de convidar formalmente o Presidente Bashar al-Assad para a cimeira da Liga Árabe em Riade, no próximo mês.

É crucial salientar que este golpe diplomático chinês começou há muito tempo com as negociações de mediação de Moscovo em Bagdade e Omã; foi um desenvolvimento natural da Rússia que interveio para ajudar o Irão a salvar a Síria de uma coligação de abutres entre a NATO e o Conselho de Cooperação do Golfo (CCG).

Depois, o bastão foi passado para Pequim, em total sincronia diplomática. O impulso para enterrar permanentemente a GWOT e a miríade de ramificações desagradáveis da guerra de terror dos EUA foi uma parte essencial do cálculo; mas ainda mais premente foi a necessidade de demonstrar como o Plano de Acção Global Conjunto (JCPOA), ou acordo nuclear iraniano, se havia tornado irrelevante.

Tanto a Rússia como a China experimentaram, por dentro e por fora, como os EUA conseguem sempre torpedear um regresso ao JCPOA, tal como fora concebido e assinado em 2015. A sua tarefa passou a ser convencer Riade e os Estados do CCG de que Teerão não tem interesse em armar a energia nuclear – e continuará a ser signatário do Tratado de Não-Proliferação (TNP).

Depois coube à subtileza diplomática chinesa deixar bem claro que o medo das monarquias do Golfo Pérsico em relação ao xiismo revolucionário é agora tão contraproducente quanto o pavor de Teerão de ser assediado e/ou cercado por Salafi-jihadistas. É como se Pequim tivesse cunhado um lema: abandonem estas ideologias nevoentas e vamos fazer negócio.

E o negócio é e será: melhor ainda, mediado por Pequim e implicitamente garantido tanto pelas superpotências nucleares Rússia e China.

Saltar para o comboio da desdolarização

O Príncipe Herdeiro Saudita Mohammed bin Salman (MbS) pode exibir alguns traços semelhantes aos do Soprano, mas ele não é tolo:   ele viu instantaneamente como esta oferta chinesa se transmutava-se lindamente nos seus planos de modernização interna. Uma fonte do Golfo em Moscovo, familiarizada com a ascensão e consolidação do poder de MbS, detalha o impulso do príncipe herdeiro para apelar à geração saudita mais jovem que o idolatra. Deixem as menindas conduzirem os seus SUV, irem dançar, soltarem o cabelo, trabalharem arduamente e fazerem parte da “nova” Arábia Saudita de Visão 2030: um centro global de turismo e serviços, uma espécie de Dubai com esteróides.

E, crucialmente, esta será também uma Arábia Saudita integrada na Eurásia; membro futuro, inevitável tanto da Organização de Cooperação de Xangai (SCO) como do BRICS+ – tal como o Irão, que também estará sentado nas mesmas mesas comuns.

Do ponto de vista de Pequim, tudo isto tem a ver com a sua ambiciosa Belt and Road Initiative (BRI) de muitos milhões de milhões de dólares. Um corredor chave de conectividade BRI vai da Ásia Central ao Irão e depois para além, até ao Cáucaso e/ou Turquia. Outro – em busca de oportunidades de investimento – percorre o Mar Arábico, o Mar de Omã e o Golfo Pérsico, parte da Estrada Marítima da Seda.

Pequim quer desenvolver projectos BRI em ambos os corredores:   chama-lhe “modernização pacífica” aplicada ao desenvolvimento sustentável. Os chineses lembram-se sempre de como as Antigas Estradas da Seda trilhavam a Pérsia e partes da Arábia: neste caso, temos a História a repetir-se.

Uma revolução geopolítica

E depois vem o Santo Graal: energia. O Irão é um dos principais fornecedores de gás à China, uma questão de segurança nacional, indissociavelmente ligada ao seu acordo de parceria estratégica de mais de 400 mil milhões de dólares. E a Arábia Saudita é um dos principais fornecedores de petróleo. Relações mais estreitas sino-sauditas e interacção em organizações multipolares chave como a SCO e BRICS+ avançam o dia fatídico em que o petroyuan será definitivamente consagrado.

A China e os Emirados Árabes Unidos já fecharam o seu primeiro negócio de gás em yuan. O comboio de alta velocidade da desdolarização já deixou a estação. A ASEAN já está a discutir activamente como contornar o dólar para privilegiar os acordos em moedas locais – algo impensável mesmo há alguns meses atrás. O dólar americano já foi lançado à morte por uma espiral de mil cortes.

E esse será o dia em que o jogo atingirá um nível totalmente novo e imprevisível.

A agenda destrutiva dos líderes neoclássicos responsáveis pela política externa dos EUA nunca deve ser subestimada. Em 2001 eles exploraram o pretexto do “novo Pearl Harbor do 11 de Setembro” para lançar uma cruzada contra as terras do Islão, seguida de uma guerra por procuração da NATO contra a Rússia em 2014. A sua ambição final é travar uma guerra contra a China antes de 2025.

No entanto, enfrentam agora uma rápida revolta geopolítica e geoeconómica no coração do mundo – da Rússia e da China à Ásia Ocidental, e extrapolando para o Sul da Ásia, Sudeste Asiático, África e determinadas latitudes na América Latina.

O ponto de viragem ocorreu a 26 de Fevereiro de 2022, quando os neocons de Washington – numa exibição gritante dos seus intelectos razos – decidiram congelar e/ou roubar as reservas da única nação do planeta equipada com todas as mercadorias que realmente importam e com a capacidade intelectual necessária para desencadear uma mudança monumental rumo a um sistema monetário não ancorado em moeda fiduciária.

Esse foi o dia fatídico em que a cabala, identificada pelo jornalista Seymour Hersh como responsável pelo rebentamento dos gasodutos Nord Stream, realmente apitasse para que o comboio de alta velocidade de desdolarização deixasse a estação, liderado pela Rússia, China e agora – bem-vindos a bordo–- o Irão e a Arábia Saudita.

Fonte: Resistir.info

* Os artigos aqui reproduzidos não expressam necessariamente a opinião deste Diário

Gostou do artigo? Faça uma doação!

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Diferentemente de outros portais , mesmo os progressistas, você não verá anúncios de empresas aqui. Não temos financiamento ou qualquer patrocínio dos grandes capitalistas. Isso porque entre nós e eles existe uma incompatibilidade absoluta — são os nossos inimigos. 

Estamos comprometidos incondicionalmente com a defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo pobre e oprimido. Somos um jornal classista, aberto e gratuito, e queremos continuar assim. Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.

Quero saber mais antes de contribuir

 

Apoie um jornal vermelho, revolucionário e independente

Em tempos em que a burguesia tenta apagar as linhas que separam a direita da esquerda, os golpistas dos lutadores contra o golpe; em tempos em que a burguesia tenta substituir o vermelho pelo verde e amarelo nas ruas e infiltrar verdadeiros inimigos do povo dentro do movimento popular, o Diário Causa Operária se coloca na linha de frente do enfrentamento contra tudo isso. 

Se já houve um momento para contribuir com o DCO, este momento é agora. ; Qualquer contribuição, grande ou pequena, faz tremenda diferença. Apoie o DCO com doações a partir de R$ 20,00 . Obrigado.