Atenção companheiros, estamos preparando o lançamento de um livro histórico e que irá surpreender e inspirar muitos militantes de esquerda e progressistas que lutam contra o imperialismo e defendem Cuba. O livro conta a história real de um agente dos serviços de inteligência cubana que atuou como agente duplo junto a CIA na formação de jovens da ilha caribenha para minar e sabotar o regime socialista.
Mestre em Relações Internacionais e História Contemporânea, escritor e jornalista, editor-chefe de redação do Granma Internacional. Professor de História de Cuba da Universidade de Ciências Pedagógicas de Havana, Raúl Antonio Capote Fernandéz, foi durante anos o agente Daniel dos serviços de inteligência cubana. Entre 2004 e 2011 atuou como agente duplo dos EUA e Cuba. Na intenção da CIA, sua missão era formar líderes universitários e criar o projeto Génesis, com o objetivo de estabelecer em Cuba a estratégia do golpe suave.
A princípio seu objetivo como agente da CIA, era criar a ideia de um novo presidente para a Ilha, espalhando o boato de uma possível morte de Fidel Castro, e estimulando os jovens cubanos a utilizar equipamentos eletrônicos introduzidos ilegalmente no país para promover campanhas nas redes sociais. Por isso o título do livro é: “INIMIGO” “A guerra da CIA contra a juventude cubana”.
De acordo com o autor, Raúl Capote, durante os anos de serviços prestados ao Estado cubano lhe causou diversos prejuízos entre amigos, familiares, etc. que o viam como um traidor da Revolução, um contra revolucionário. Mal sabiam, essas pessoas, que este seria um dos homens mais revolucionários que Cuba forjou. A autobiografia se trata de uma pequena parte do que sofre Cuba com as tentativas imperialistas de derrubar o regime que já é vitorioso há mais de seis décadas.
A obra foi traduzida por Carmen Diniz e tem seu lançamento marcado que está sendo organizado em conjunto com o Partido da Causa Operária no dia 19 de outubro no auditório da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, às 18h30. O endereço do auditório é: Praça da República, 282 – CEP: 01045-000 – São Paulo SP.