A capacidade da imprensa esportiva antinacional de usar um fato positivo para fins sórdidos é impressionante, até para quem acompanha suas posições ao longo do tempo. Durante a Copa do Mundo, por exemplo, usaram o ótimo desempenho do atacante Richarlison para desprestigiar nosso principal jogador, Neymar. Agora, diante da grande fase de Vinícius Júnior jogando pelo Real Madrid, ao invés de enaltecer a qualidade dos jogadores brasileiros em geral, fomentam uma rivalidade artificial entre ele e o mesmo Neymar.
Seguem alguns títulos de matérias publicadas essa semana na imprensa monopolista: “Vinícius Júnior já é mais adulto do que Neymar”, “Vini Jr já superou Neymar?”, “Vini Jr é o novo rei no trono de melhor jogador brasileiro” e “Vini Jr. x Neymar: jogador do Real Madrid segue protagonista e se aproxima de craque do PSG”. Atuando em posições distintas no campo, tanto que jogam juntos na Seleção Brasileira, essas comparações são no mínimo forçadas. Por que o foco das comparações do desempenho de Vinícius Júnior não são outros pontas-esquerdos como ele?
Fica bastante explícito se tratar de uma campanha organizada quando o mesmo comportamento é valorado de maneiras antagônicas por essa imprensa. Não foram poucos os que gastaram tinta para criticar as danças de Neymar usadas para comemorar seus muitos gols, desde que atuava no Brasil. Na matéria “Vinícius Júnior já é mais adulto do que Neymar”, publicada no portal Terra, as danças de Vini Jr aparecem como a cereja do bolo de um ótimo trabalho: “Com dribles de efeito, gols espetaculares, frases firmes e o baile contagiante a cada gol”.
Assim como fizeram com Richarlison, usam agora Vinícius Júnior e, se for caso, qualquer outro jogador brasileiro que se destacar na Europa. Na Copa do Mundo, ambos fizeram questão de apoiar Neymar publicamente, especialmente após a lesão do craque na estreia contra a Sérvia. No jogo seguinte, contra a Suíça, Vini Jr teve um gol anulado mas na comemoração imitou o gesto de careta que Neymar vinha usando para comemorar seus gols, espécie de deboche com a torcida do contra. Neymar é uma referência quase unânime para todos os jogadores da geração atual, tanto pelo talento quanto pela capacidade de resistir às pressões da imprensa. Com muito cinismo, a imprensa burguesa tenta fabricar um antagonismo que simplesmente não existe.
Quando a atual onda de ataques racistas contra o jogador do Real Madrid começou, Neymar foi um dos primeiros a defender o companheiro nas redes sociais. A falta de sucesso para criar atritos entre os melhores jogadores do mundo na atualidade mostra que o relacionamento entre os craques é muito bom. Se tivessem brechas a serem exploradas, certamente veríamos nossos jogadores trocando farpas na internet, como acontece com jogadores de outras seleções. Isso tudo, no fundo, não passa de uma tentativa de prejudicar o nosso futebol. Que nossos jogadores continuem driblando as intrigas da imprensa.