Seguindo as notícias de que a Ucrânia está ficando sem dinheiro do imperialismo, um funcionário europeu, de acordo com o jornal Politico, afirmou que os países da União Europeia (UE) não podem mais abastecer Kiev com armas de seus próprios estoques sem comprometer a segurança da comunidade. “Não podemos continuar doando de nossos próprios estoques”, disse um funcionário europeu, que preferiu manter anonimato.
Ainda segundo esse funcionário, a UE “já desistiu de tudo o que podia sem ameaçar sua própria segurança”. Na terça-feira (03), o jornal The Telegraph, citando um militar de alto escalão em anonimato, revelou que o Reino Unido afirmou que já entregou a Kiev todas as armas que poderiam ser fornecidas.
“Nós doamos o máximo que podíamos. Continuaremos fornecendo equipamentos para a Ucrânia, mas o que eles precisam agora é de coisas como ativos de defesa antiaérea e munição de artilharia e nós estamos sem nada.”
Independente de verdadeiras ou não, as declarações em questão demonstram o tamanho da crise envolvendo a Ucrânia. O imperialismo dá sinais de que vai soltar a mão de Zelenski, algo que pode acelerar ainda mais a derrota das tropas nazistas ucranianas no leste europeu.