Na quarta-feira (8), às Forças Armadas do Iêmen derrubaram um drone dos EUA MQ-9 que estava realizando atividades de espionagem em apoio ao Estado nazista de “Israel”, anunciou o porta-voz, General de Brigada Yahya Saree. Ele enfatizou que nenhuma hostilidade impedirá o Iêmen de realizar operações contra a entidade de ocupação israelense em apoio ao povo palestino oprimido.
Em suas palavras: “Declaração emitida pelas Forças Armadas do Iêmen Em nome de Deus, o mais gracioso, o mais misericordioso.Com a ajuda do Deus Todo-Poderoso, as nossas defesas aéreas conseguiram abater uma aeronave americana MQ9 enquanto esta realizava atividades hostis, de monitorização e de espionagem no espaço aéreo das águas territoriais do Iémen e no âmbito do apoio militar americano à entidade israelense.”
Além disso, o porta-voz iemenita afirmou que o drone foi alvejado sobre as águas territoriais do Iêmen usando armas apropriadas, confirmando o direito legítimo do exército de defender o país e frustrar todas as ameaças contra ele.
O Iêmen até agora é o único país que declarou guerra à “Israel” em apoio à Palestina. Isso acontece pois é um dos poucos países em que a resistência islâmica está de fato no governo. O outro caso é o do Irã, contudo sua adesão é mais complexa pois o país é a maior potência militar da região.