Na segunda-feira (20), o Hesbolá bombardeou com quatro foguetes Burkan o quartel Branit, sede da 91ª divisão de “Israel”. O partido libanês declarou que atingiu com sucesso o mesmo posto militar israelense em duas operações separadas com 4 foguetes Burkan em um intervalo de 20 minutos.
O Burkan é um foguete de curto alcance com um alcance de até 10 km, e o peso da sua ogiva varia de 100 kg a 500 kg. Ele se enquadra na categoria de foguetes pesados, caracterizados por uma ogiva substancial capaz de causar danos significativos a distâncias relativamente curtas. O sistema de defesa israelense Domo de Ferro foi totalmente incapaz de impedir os Burkan.
Em sua última aparição, o Secretário-Geral do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah, revelou, em 11 de novembro, durante uma cerimônia em comemoração ao Dia dos Mártires, que o Hesbolá estava usando os renomados mísseis Burkan contra a ocupação israelense. “A Resistência Islâmica no Líbano começou a usar mísseis ‘Burkan’, que pesam até meia tonelada, em suas operações.”