Originado no final do século XIX em comunidades afro-americanas de Nova Orleans, Estados Unidos, o jazz surgiu como uma nova forma de fazer música, cujo improviso é a marca principal. Os instrumentos clássicos do jazz são baterias e metais (cornetas, saxofones, trompas, etc.), mas, de fato, o jazz aceita qualquer instrumento. No estrelato do jazz são conhecidos artistas como Miles Davis, Jelly Roll Morton e big bands famosas. Nesta constelação, figura o saxofonista Grover Washingnton Jr., que, em 2024 completaria 80 anos.
Grover nasceu em Buffalo, Nova York, em 1943. Cresceu mergulhado na música, vendo a mãe cantar na igreja e o pai colecionar discos de jazz e tocar saxofone. Embalado pelo jazz e as grandes bandas da época, Grover ganhou um saxofone do pai quando tinha 8 anos e começou a ensaiar e visitar, escondido, clubes que abrigavam músicos desse gênero na cidade.
A profissionalização do artista veio com a chance de substituir outro saxofonista em um projeto desenvolvido nos estúdios da Kudu Records. Na oportunidade, Grover se saiu bem e foi convidado para gravar o seu primeiro álbum em 1971 chamado Inner City Blues. Já neste álbum, o artista uniu ao jazz o rock e o soul e criou a chamada fusion (fusão) que marcou seu estilo. Conhecido na cena musical jazzística, Grover alcançou reconhecimento comercial em 1974 com o álbum Mister Magic, com o qual chegou em 10º lugar na famosa parada da Billboard. O disco de platina veio seis anos após o primeiro álbum. Seu álbum Winelight, lançado em 1980, incluiu a faixa “Just The Two of Us”, que foi eleita melhor música de Rhythm and blues (R&B). O disco foi premiado com um Grammy em 1982 como melhor performance de Jazz Fusion.
A grande marca de Grover Washington Jr. foi ser um dos criadores do gênero musical Smooth Jazz, traduzido como jazz suave. A fusão proposta pelo artista resultou em melodias marcantes e suaves na mesma medida. Músicos como o saxofonista Kenny G., a cantora Sade Adu e a saxofonista Mindi Abair são algumas das referências mais atuais do Smooth Jazz criado por Grover.
O caminho ladrilhado de sucesso de Grover não escapou de momentos de forte críticas ao seu desempenho com o sax e suas posturas consideradas excessivamente comerciais. No entanto, dos 30 discos lançados, Grover conseguiu produzir 20 singles que marcaram o Smooth Jazz. O artista faleceu em 17 de dezembro de 1999, aos 56 anos, vitimado por um ataque cardíaco logo após ter participado de um programa para divulgar seu trigésimo álbum chamado Prime Cuts.
A produção musical do artista está disponível nas principais plataformas de música. Seu principal sucesso – Just the Two of Us – já tinha mais de 445 milhões de audições na data de fechamento desta matéria.