Nesta quarta-feira (30), Josep Borrell, Alto Representante da União Europeia para Assuntos Estrangeiros e a Política de Segurança, manifestou sua preocupação em relação ao mais novo golpe de Estado na África, no Gabão. O chanceler espanhol classificou o levante militar gabonês como um “golpe de Estado que aumentará a instabilidade em toda a região”, relembrando os casos recentes de Mali, Burquina Fasso e Níger.
“Certamente, precisamos pensar mais profundamente sobre o que está acontecendo na região e tentar melhorar a nossa política em relação a estes países. Este é um grande problema para a Europa”, alertou Borrell após uma reunião com os ministros de Defesa da União Europeia na cidade espanhola de Toledo.
O golpe no Gabão, que depôs Ali Bongo, presidente há 14 anos, aprofunda a crise da França em relação à sua dominação sobre o continente africano. Paris, inclusive, já manifestou a sua reprovação ao golpe, afirmando que o governo Macron está “acompanhando de perto a evolução da situação”.