Em Hiroshima, 79 anos após o bombardeio atômico, o G7 (Grupo dos Sete) se reúnem para discutir, dentre outras coisas, a ameaça de uma nova guerra nuclear. Apesar de que nunca houve uma guerra nuclear, mas dois ataques sobre populações civis, em 1945, quando o Japão já estava rendido.
O G7 é composto por Japão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido. Este é o primeiro encontro que será presidido pelo governo do primeiro-ministro Fumio Kishida.
Hiroshima foi a primeira cidade na história a receber um ataque nuclear, e porta-voz do governo falou “Hiroshima é o local certo para expressar nosso compromisso com a paz, a promoção do desarmamento nuclear e a não proliferação de armas nucleares”.
O presidente Lula foi convidado para a reunião, que é a 49ª Cúpula, onde deverá ter várias reuniões bilaterais.
Fumio Kishida é um político japonês que atualmente ocupa o cargo de primeiro-ministro do Japão. Ele foi eleito para liderar o Partido Liberal Democrático (PLD) em setembro de 2021, e foi nomeado para o cargo de primeiro-ministro em outubro de 2021. Kishida é um forte defensor da aliança entre o Japão e os Estados Unidos, e está comprometido em fortalecer as relações com outros países da região Ásia-Pacífico.
Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, é um político e ex-presidente do Brasil. Nascido em Garanhuns, Pernambuco, em 1945, ele é considerado um dos líderes mais influentes do mundo. Lula governou o país por dois mandatos, entre 2003 e 2010 e está agora em seu terceiro mandato.