Na última quarta-feira (20), começaram a circular na internet vídeos mostrando dezenas de funcionários da Enel, a principal distribuidora de energia elétrica de São Paulo, tentando derrubar o portão da casa de um cliente em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Os funcionários estavam uniformizados, muitos deles estavam encapuzados. Os mais agitados aparecem puxando e chutando o portão do imóvel, outros tentaram contê-los. Segundo reportagem do Metrópoles, a ação seria uma retaliação por conta de um entrevero que teria ocorrido no dia anterior (19) entre o morador e os terceirizados da multinacional italiana.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), “policiais militares foram acionados para atender uma ocorrência de agressão contra dois eletricistas no bairro Montanhão” na terça-feira.
Os vídeos ainda mostram outros funcionários ameaçando os vizinhos que estavam gravando o ataque contra a casa. “Quem tá filmando vai ficar sem luz”, disse um dos funcionários.
A Enel está passando por um momento de profunda crise. Após o apagão que deixou milhões de pessoas em São Paulo sem eletricidade por dias, a população está cada vez mais revoltada com a empresa. Isso sem contar os processos judiciais abertos por órgãos como a Defensoria Pública de São Paulo e o Ministério da Justiça contra a multinacional.
O episódio em questão joga ainda mais lenha na fogueira da Enel, que mantém uma qualidade desastrosa em seus serviços de fornecimento de energia.