A França cogita o envio de mísseis de cruzeiro Scalp para a Ucrânia. O Le Monde diz que o Palácio do Eliseu está considerando essa hipótese, depois que Londres prometeu os mísseis Storm Shadow. Cada míssil britânico custa em torno de 3,2 milhões de dólares.
O Reino Unido está enviando mísseis que atingem até 250 km, o que pode promover ataques profundos em território na Rússia. Embora alegue ter recebido garantias da Ucrânia que isso não acontecerá.
Desde o recebimento dos mísseis, a Ucrânia já atacou várias vezes Lugansk com essas armas, atingindo principalmente alvos civis. O Ministério da Defesa Russa anunciou que já abateu 8 desses mísseis.
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse em entrevista que decidiu fornecer aos ucranianos ‘novas munições’ e novos mísseis para que possam se defender. No entanto, o envio constante de armamentos tem feito a guerra se prolongar.
Antes de ingressar na política, Macron trabalhou como banqueiro de investimentos e foi nomeado ministro da economia do governo francês em 2014.