O jornal iraelense Yedioth Ahronoth denunciou que as tropas israelenses que invadem a Faixa de Gaza estão enfrentando um “aumento extraordinário” de doenças gastrointestinais. Foram ao menos 18 soldados evacuados de Gaza para receber tratamento médico após um surto de disenteria, com sintomas de vômito e diarréia.
“A diarreia se espalhou entre os soldados no sul (de Israel), em várias áreas de concentração, e depois se espalhou entre os soldados que foram para o combate em Gaza. Diagnosticamos infecções com a bactéria Shigella, que causa disenteria, uma doença muito perigosa que se espalhou entre os soldados israelenses em Gaza”, explicou o chefe da Unidade de Doenças Infecciosas no Hospital Universitário Assuta Ashdod, Dr. Tal Brosh.
E ainda acrescentou: “Se a infecção se espalhar entre dez soldados em uma companhia de infantaria, e eles desenvolverem febre depois que a temperatura atingir 40 graus celsius, e começarem a ter diarreia a cada 20 minutos, então não estão mais aptos para lutar e se expõem ao risco de morte”. Além disso a Corporação de Radiodifusão Israelense, divulgou que pelo menos 2.000 soldados receberam apoio psiquiátrico desde o início da operação em 7 de outubro.