EUA, Japão e Flipinas irão organizar um novo exercício militar, marcando o avanço da ação imperialista no leste asiáico. O exercício militar está agendado para acontecer de 1º a 7 de junho na península de Bataan.
Joe Biden prometeu doar navios e aviões de patrulha. Ferdinand Marcos Jr., presidente das Filipinas, esteve recentemente em visita aos Estados Unidos, onde foi pressionado para colaborar com os esforços americanos para cercarem a China. O Japão, que também fará parte dos exercícios, integra o QUAD, uma coalizão militar formada pelos Estados Unidos, Austrália e Índia, que visam controlar a região do Indo-Pacífico. A chancelaria chinesa acusou os Estados Unidos de estarem provocando a desunião entre os países e de se intrometer em assuntos internos.
O caso demonstra que o imperialismo está reagindo rapidamente as tentativas da China e demais países da região em romper com seu controle. A crise imperialista é cada vez maior, e para os EUA, a China é um dos principais problemas a serem combatidos.