Uma pesquisa foi realizada pela Harvard-Harris entre a população dos EUA para avaliar a opinião da população norte-americana acerca da Palestina e de “Israel”. O dado mais impactante é que dos jovens entre 18 e 24 anos, 51% considera que “Israel” deveria acabar e que o território da Palestina deveria ser cedido de volta para os Palestinos, por meio do Hamas e das demais organizações da resistência.
Nessa mesma faixa etária, 60%afirmaram que a operação do Hamas do dia 7 de outubro é justificada dada a “injustiça sofrida pelos palestinos”. Com a população em geral o número é de 27%. Sobre a “solução de dois Estados”, apenas 32% acreditavam em sua possibilidade, 17% considera que outras nações árabes devem “absorver a população palestina”.
Uma boa parte saiu em defesa da liberdade de expressão dado os ataques que vem sendo sofridos nas universidades, 53% dos jovens americanos afirmaram que os estudantes deveriam ter liberdade para advogar pela “genocídio dos judeus” sem enfrentar consequências. Além disso, 67% dos jovens de 18 a 24 anos afirmaram que acreditam que os colonos “deveriam ser tratados como opressores” – uma posição com a qual 73% dos americanos discordaram e consideraram uma “ideologia falsa”.