Aquecendo os motores para a Análise Política da Semana, que acontece todo sábado à tarde, com o companheiro Rui Costa Pimenta, o programa “Esquenta” que sempre acontece antes da Análise Política da Semana, começa a preparar o terreno com os principais acontecimentos da semana, que pode ser analisado no programa seguinte. O “Esquenta” do dia 24/06/2023 foi apresentado pelos companheiros Henrique Áreas e Cacá. O programa difere do programa a seguir por tratar os acontecimentos da semana de forma mais leve e descontraída.
Mas o Esquenta do dia 24 de junho esquentou. Também, com tantos acontecimentos absurdos que temos que aguentar, como o do caso que lembra o golpe de 2016, o chamado de Plenária Nacional com o tema “Contra o arcabouço fiscal de Lula e o marco temporal. Pela revogação das reformas trabalhista, previdenciária e do novo ensino médio”, pelo PSTU, PCB, CST e outros grupos de “esquerda”.
Os companheiros explanaram com indignação sobre a semelhança de tema de plenária do PSTU com o golpe contra Dilma de 2016, que usou o argumento de “ajuste fiscal”, e para Lula, de “arcabouço fiscal”. A esquerda pró-imperialista que ajudou a derrubar Dilma e seguir a cartilha imperialista, com atos golpistas contra o interesse do povo, como a reforma do ensino médio, reforma trabalhista, privatização de Eletrobrás, e agora colocaram na pauta da plenária como se fosse tudo culpa do Lula, sendo que essas reivindicações são o resultado de próprias ações, pois eles ajudaram a fincar o golpe, com Fora Dilma, Não vai ter Copa, Fora PT, Fora todos, que resultou no governo Temer e consequentemente, no governo Bolsonaro.
Lembrou que o arcabouço fiscal não é bom, mas isso não justifica chamar o povo para derrubar o governo, como fez com o governo Dilma. O atual governo Lula está sobre o domínio da direita, com taxas de juros de Banco Central, com aprovação de medidas que estão dificultando Lula. O grupo da direita está juntando as pessoas para repetir o que fez com o governo Dilma. Lembrou também que as medidas contra o povo durante o governo golpista foram com a ascensão da direita, principalmente da bancada do boi, que resultou no governo Bolsonaro. O povo comum que vota em Lula deseja ardentemente que ele resolva as barbaridades que foram feitas durante os governos golpistas, que só conseguiu dar o golpe porque foi ajudado por esquerda pró-imperialista.
Outro fato comentado é o governo que mal fez seis meses e a direita já está tramando para dar o golpe e de derrubar o governo. Foi lembrado que a imprensa imperialista do mundo inteiro começou a criticar o governo Lula, de que Lula não é confiável, que não é aliado do “Ocidente” etc. E a esquerda pró-imperialista do Brasil esperou a autorização do imperialismo para começar o ataque contra o governo Lula, em todas as facetas.
Golpe contra o povo
Henrique, torcedor do Comercial, de Ribeirão Preto – SP, comentou sobre a Lei Geral do Esporte, que, além de ser contra a torcida organizada, o contexto arbitrário da lei pode ser expandido para outros tipos de organizações e prejudicar qualquer organização popular. Um ataque gravíssimo contra o interesse do povo.
O programa “Esquenta” pode ser acessado no link abaixo: