Hoje o presidente da Turquia, Erdogan, fez uma longa declaração sobre a questão da Palestina em uma reunião do conselho da família. Ele afirmou:
“Os ataques em Gaza ultrapassaram os limites da autodefesa e se tornaram uma crueldade flagrante, um massacre e uma barbárie. Infelizmente, as chamadas nações civilizadas apenas assistem a essa brutalidade. Ninguém pode esperar que fiquemos em silêncio enquanto uma atrocidade (ataques de Israel em Gaza) é cometida diante dos nossos olhos. Enviamos mais de 200 toneladas de suprimentos de ajuda ao Egito, para serem entregues a Gaza.”
“Quando se trata de falar, aqueles que se gabam de direitos humanos e liberdades têm ignorado o direito à vida do povo oprimido de Gaza por 19 dias. Quantas mais pessoas precisam morrer, quantas crianças precisam morrer? Qual é a sua estimativa? Quantas mais crianças precisam morrer antes que a Comissão da UE possa pedir um cessar-fogo? Quantas mais toneladas de bombas precisam cair sobre Gaza para que o Conselho de Segurança da ONU tome medidas? A Comissão da UE ontem declarou: “Ainda não podemos pedir um cessar-fogo”. Nós já enviamos mais de 200 toneladas de suprimentos de ajuda ao Egito, para serem entregues a Gaza.”
Ontem o presidente turco afirmou corretamente que o Hamas não é um grupo terrorista mas sim um grupo que luta pela libertação da Palestina. No mesmo momento ele cancelou a sua viagem diplomática para “Israel”.