O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a continuação do acordo de grãos do Mar Negro, assinado em julho de 2022, do qual participam Rússia, Turquia, Ucrânia e Nações Unidas.
O prazo iria expirar amanhã, 18 de maio, e foi firmado em 22 de julho de 2022. O presidente turco disse que farão todos os esforços necessários ‘implementar todas as condições do acordo’.
Erdogan agradeceu os presidentes da Rússia. Destacando que a Rússia garantiu que não haveria obstáculos para o escoamento dos grãos nos portos de Nikolaeve e Olviya.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, destacou em setembro que o Ocidente transporta a maior parte dos grãos da Ucrânia para seus próprios países, em vez de os exportar para países carentes da África. Em 18 de março de 2023 Moscou prorrogou o acordo por 60 dias, até 18 de maio, enquanto Kiev insiste que o acordo foi prorrogado por 120 dias. Informou a Sputnik.
Recep Tayyip Erdogan é o atual presidente da Turquia, tendo assumido o cargo em 2014. Antes disso, ele foi primeiro-ministro por três mandatos consecutivos.