O Diário Causa Operária, por meio de seu correspondente Eduardo Vasco, atualmente em Cuba, realizou uma entrevista com Capote, um ex-agente duplo que trabalhou na CIA, USAID e outras organizações do Estado norte-americano para recolher informações para o governo cubano e evitar atentados terroristas promovidos pelos EUA. Capote forneceu detalhes sobre como funciona a Fundação Ford e o processo de corrupção de movimentos de esquerda por parte da CIA.
Esta é a primeira parte da entrevista. A segunda será publicada na edição de amanhã do DCO.
Eduardo Vasco: Há um livro de um pesquisador que eu acho que é dos Estados Unidos, Francis Donner Sounders, sobre a CIA e a Guerra Fria Cultural. Algo assim. E ele fala muito sobre a relação entre a Fundação Ford e a CIA no Brasil nos últimos anos. Nosso partido, em particular, está denunciando a infiltração de ONGs na esquerda brasileira, e a Fundação Ford é uma das principais ferramentas do imperialismo para isso. É impressionante porque estamos vendo que a maior parte da esquerda está infiltrada por ONGs ligadas à Fundação Ford e à CIA, e muita gente fala que não é assim, porque a gente não tem prova e porque o fato de a Fundação Ford patrocinar algum tipo de atividade não significa que ela está realmente controlando essas organizações.
Vou dizer algumas dessas pessoas. Existe um partido chamado PSOL, o Partido Socialismo e Liberdade. Esse partido é conhecido por suas relações com ONGs, bem como as relações dessas com seus parlamentares e seus políticos. É um partido de esquerda. O nome de uma de suas principais lideranças é Guilherme Boulos, que já foi candidato à presidência em 2018 e também candidato à Prefeitura de São Paulo e participou das manifestações contra a Copa do Mundo de 2014, que tiveram o patrocínio da Fundação.
É por isso que nós mesmos realizamos uma investigação que verificou a ligação da Fundação Ford e suas ONGs a esses protestos, que foram manipulados do começo ao fim pela Fundação Ford. E eu gostaria de saber se a sua opinião sobre essa ligação, se é verdade que a Fundação Ford tem um vínculo com a CIA, se é verdade que a Fundação Ford tenta manipular essas ONGs para servir aos interesses da CIA. E qual o perigo disso? Lembrando também que temos algumas denúncias contra a esquerda latino-americana que apoia o golpe na Venezuela, apoia o golpe na Nicarágua e que é do tipo Gabriel Boric no Chile. Para nós, Gabriel Boric parece um tanto artificial, que não é da esquerda verdadeira e que tem relações que foram forjadas pelos Estados Unidos de alguma forma e acreditamos que no Brasil essas pessoas também são assim. Gostaríamos de ouvir sua opinião, sua avaliação sobre este tema.
Capote: Nós sempre dissemos de onde provém. É fato.
A primeira coisa que você precisa saber é a fonte de quem te financia. E por quê? Que interesse a Fundação Ford pode ter no desenvolvimento de um movimento de esquerda ou uma corrente de esquerda ou qualquer projeto progressista na América Latina? Qual o interesse nessas coisas? Você não pode ser tão ingênuo. Não existe. Você tem que ir para a história. Volte no tempo, volte no tempo. Quando você tem uma fundação, por exemplo, a Fundação Rockefeller. Em que momento o movimento socialista nos Estados Unidos emergiu do movimento ascendente? Quando o famoso site do Sr. Dinero e com o famoso incidente em Ludlow, onde a Guarda Nacional, por ordem do então presidente e por ordem de Rockefeller, reprimiu os trabalhadores. E esse foi um ponto de virada na forma como o capitalismo americano vai agir sobre o movimento operário e socialista. Eles percebem que precisam mudar a estratégia para impedir o desenvolvimento dos movimentos socialista e comunista nos Estados Unidos.
Agora o governo dos Estados Unidos diz que apoia um líder de esquerda na América Latina e que ninguém vai criticá-lo por ser o inimigo. É claro que o governo dos Estados Unidos não vai apoiar abertamente um movimento de oposição porque se não o apoiam em seu próprio país, algo acontecerá no continente. Agora, se ao invés disso eu uso uma fundação que aparentemente não tem nada a ver com o governo, ela diz que é não governamental, se autofinancia e não tem interesse político… Claro que o discurso daquela ONG vai ser muito mais útil para mim, muito mais crível do que aquela outra. Nos Estados Unidos, foi criada a Fundação Rockefeller para orientar os movimentos, de lá será uma das primeiras a ser criada para mudar a imagem do capitalismo. E ele vai usar esse recurso contra qualquer movimento de esquerda em qualquer lugar do mundo. Mas a questão é sempre: procure a origem do dinheiro. De onde vem esse dinheiro e quais são as intenções? Em algum momento, teríamos acreditado que a USAID teria a intenção de realmente ajudar o povo cubano, como temos feito ao apoiar qualquer movimento em qualquer parte do mundo. Chegam a qualquer lugar da América Latina com um projeto que parece apoiar uma comunidade de determinado lugar e no final acabam fazendo algo completamente diferente do projeto inicial que supostamente vieram desenvolver, pois seu objetivo é outro.
Mas também, o que eu estava dizendo a você no início é que eles vêm formando seus quadros desde antes. Quando percebem que têm dois caminhos: enfrentar uma insurreição na América Latina ou simplesmente mediar, eles optam pelo segundo. E como eles fazem isso? Formando os próprios quadros. Eu te falo por experiência própria, porque era isso que eu ia fazer, ou seja, o que eu ia me tornar em Cuba. Isto é, no que eu ia transformar um movimento supostamente “de esquerda”. Nosso discurso dizia que não íamos eliminar nenhuma das conquistas do socialismo, que éramos socialistas, éramos de esquerda, mas o que propusemos era “modernizar”, porque o discurso já foi longe demais, que os tempos mudaram e que era necessário ter em Cuba um movimento supostamente socialista, supostamente de esquerda, sem vínculo com a contrarrevolução tradicional, aparentemente sem vínculo, e mesmo assim, falava em nome de um grupo de organizações não-governamentais para onde estavam indo para todo o dinheiro, todo o financiamento para que pudéssemos atuar com eficácia.
EV: Você nos disse agora que haveria uma direção de esquerda, que supostamente era de esquerda, mas que pregava a modernização do socialismo. Quais seriam as linhas políticas? Porque hoje a gente vê no Brasil a questão das ONGs, elas apostam muito em que não existe mais a luta de classes, não existe mais o imperialismo, mas sim a luta separada, não unificada, dos negros, de mulheres, indígenas, meio ambiente, homossexuais etc. Mas cada um na sua linha, não unificada. Em outras palavras, algo assim: é preciso dividir para que o imperialismo governe. Então nos parece que esta é uma estratégia dessas ONGs do imperialismo para conseguir que os supostos esquerdistas se apoderem do movimento real dos trabalhadores. Você acha que é algo assim também pela sua experiência?
C: Claro. Veja a ideia de não dar continuidade à revolução, de evitar a continuidade dessas coisas, por exemplo. Muitos dos projetos realizados pelo Instituto Republicano Internacional, organização que trabalhava conosco, visavam justamente centralizar essa luta não dirigida aos afrodescendentes, voltada para a questão das mulheres. Tudo estava se fragmentando. Seja qual for o nosso interesse não era isso. Nosso interesse não era esse. Mas, como movimento, não tem nada a ver com isso. É um problema das mulheres. O outro problema são as outras pessoas. As outras pessoas. Outras pessoas simplesmente vão mudar. Você vai mudar as coisas. Nunca disseram com verdadeira transparência que não queriam mudar, porque no caso de Cuba há um projeto muito definido no quadro de um projeto construído pelo inimigo, que tinha a ver com o famoso Plano Bush. De onde vem? O que vai acontecer em Cuba a cada dia da famosa transição para a democracia, que inclui o bloqueio? O bloqueio não está separado dessas coisas e todo o movimento que estávamos criando ia ser direcionado para essa frente.
Mas claro, falando para as pessoas mudarem o discurso o tempo todo. Agora vamos mudar e vamos mudar as coisas. O socialismo em Cuba não deu resultado, o socialismo em Cuba não atingiu o objetivo que tinha porque envelheceu, porque já ficou demonstrado no mundo todo que o discurso não funciona. Então temos que mudar, temos que buscar os jovens com uma nova ideia: acabou o confronto, por que ficar pensando em coisas do passado, por que ficar pensando? Por que temos que parar no tempo de Marx?
Continua na próxima edição