Nessa sexta-feira (07), terminou mais uma edição da tradicional Universidade de Férias do Partido da Causa Operária, que, como sempre, foi realizada juntamente com o Acampamento da Aliança da Juventude Revolucionária do PCO. Nesta 48ª edição, o tema do curso foi “O que é marxismo e o que não é”, uma discussão de profunda importância.
O curso foi ministrado por Rui Costa Pimenta, que teve o importante papel de elucidar várias questões que parecem ainda não estar tão claras, principalmente para a esquerda pequeno-burguesa. Nas cinco aulas, todos tiveram oportunidade de interagir e discutir o assunto.
Assim como na 47ª edição, em janeiro deste ano, as atividades foram realizadas no Sítio Pé do Pico, bem próximo ao Pico do Jaraguá, na região norte da cidade de São Paulo. Um local que, embora cercado de muita natureza, é de fácil acesso a pontos importantes da cidade, mesmo com transporte público.
Em entrevista, o militante Arthur Cesconetto nos passou as suas impressões a respeito de mais esta atividade:
“Acampar no Sítio Pé do Pico é uma experiência muito interessante, tem toda uma estrutura em torno e você tem um contato com a natureza. É um local um pouco distante da cidade, então se fica em um local mais aconchegante e tranquilo, é bom para quem gosta de um ambiente mais perto da vegetação e da natureza. Está um pouco frio, a gente está no inverno, mas a temperatura não está tão baixa como costuma ser nessa época. Felizmente não choveu, o que poderia fazer abaixar mais a temperatura, e os dias foram muito bonitos com bastante sol, então foi muito tranquilo. Para quem fica em barraca, como foi meu caso, a gente tem que organizar os nossos cobertores, outros trazem materiais que servem de isolantes térmicos. Estamos nos organizando da melhor maneira possível. Aliás, estive nas três últimas edições do Acampamento da AJR”.