Logo depois da 15ª Cúpula dos BRICS, em Joanesburgo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguirá para a capital da Angola, Luanda. Lá, ele se encontrará com o presidente angolano, João Lourenço. Rui Orlando Xavier, embaixador do país na África do Sul, declarou que as expectativas para a visita de Lula “são grandes”, uma vez que o “Brasil é um povo irmão”.
“Essa visita do presidente Lula vem em um momento muito oportuno, há muitos projetos a serem desenvolvidos e o Brasil é um dos países que pode ajudar Angola a concretizá-los”, disse o embaixador em uma entrevista à Sputnik, acrescentando que as áreas de maior interesse de cooperação são “agricultura e indústria transformadora”.
O diplomata também ressaltou como a força brasileira em âmbito internacional está aumentando, principalmente com Lula no poder. “O Brasil hoje tem uma voz firmada na comunidade internacional e a presença do presidente Lula na África é prova disso”, destacou.
Em Angola, Lula fará uma reunião privada com João Lourenço e outra em formato ampliado. No dia 26 deste mês, ele seguirá para a cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em São Tomé e Príncipe, na África Central.